Planilha para download: Como usar a função Procv do Excel com duas planilhas
Olá, pessoal!
Hoje vamos aprender como usar a função Procv do Excel com duas planilhas.
Finalidade da função Procv
A finalidade da função Procv é procurar uma informação na vertical, que está em um intervalo de células e retornar o resultado associado a essa informação na horizontal.
Entendendo um pouco mais a função Procv
Como assim? Vamos ao exemplo:
Temos uma Pasta de Trabalho no Excel e nela, tenho duas planilhas, uma de Clientes e a outra de Agendamentos. O objetivo da planilha Agendamentos, como o próprio nome diz, é agendar uma consulta médica para um determinado cliente.
O procedimento será assim:
Deveremos ter em mente o que estamos procurando. Quando nós digitarmos na célula A4 da planilha Agendamentos uma determinada Identificação, no caso, C01. A função Procv, irá percorrer a planilha Clientes, com a finalidade de procurar a Identificação C01, uma vez que ela for localizada, exibirá as informações da linha da Identificação C01, informadas dentro da função Procv, que no caso são:
- Cliente (Carla Xavier);
- Convênio (Convênio A);
- Telefone (11 930901741);
- Email (carla_xavier@procv.com.br).
Obrigatoriamente, as informações acima, deverão estar associadas a Identificação, digitada anteriormente.
Na mesma célula, A4, digitaremos uma outra Identificação, C05, e todas as informações associadas a essa Identificação, também serão exibidas.
- Cliente (Manoel Miranda);
- Convênio (Convênio C);
- Telefone (11 900067115);
- Email (manoel_miranda@procv.com.br).
Agora, mãos à obra!
Apagando as informações da planilha e numerando as células
Vamos apagar as informações do intervalo de células de A4 até E4, da planilha Agendamentos, para iniciarmos o nosso aprendizado.
Clicaremos na planilha Clientes e antes de utilizarmos a função Procv, vamos numerar as células da linha 02, de 01 (coluna Identificação) até 10 (coluna Email), no caso, temos 10 colunas, na planilha Clientes. Essa numeração facilitará o uso da função Procv e permitirá que possamos saber em qual coluna, numericamente falando, uma determinada informação, está localizada.
Dando um nome ao intervalo de células para facilitar o uso da função Procv
Feito isso, vamos selecionar o intervalo de células de A4 até J23, da mesma planilha. Clicaremos na Caixa de Nome, no canto superior esquerdo e digitaremos Dados, pressione Enter. Dados será o nome do intervalo de células, que iremos utilizar daqui a alguns instantes, para pesquisar o que desejamos encontrar, facilitar o entendimento e o uso da função Procv.
Numerando as células para entendermos melhor a Função Procv
Agora, vamos clicar na planilha Agendamentos e numerar as células da linha 02, seguindo a mesma numeração, existente na planilha Clientes:
A2 -> 1 (Identificação)
B2 -> 2 (Cliente)
C2 -> 3 (Convênio)
D2 -> 9 (Telefone)
E2 -> 10 (Email)
O que nós fizemos até agora, foi associar a mesma numeração de colunas, que nós temos na planilha Clientes, na planilha Agendamentos. Como não iremos recuperar as demais colunas da planilha Clientes, elas não foram numeradas na planilha Agendamentos e nem as colunas da própria planilha Agendamentos, foram numeradas.
Fazendo o Procv na prática
Agora, sim, a tão esperada função Procv. Vamos clicar na célula A4 da planilha Agendamentos e digitarmos a Identificação C01. Na célula B4, da mesma planilha, digitaremos a seguinte função:
=procv(A4;Dados;2;0)
Podemos perceber que a função Procv, possui quatro parâmetros:
- valor_procurado (Identificação);
- matriz_tabela (Dados);
- núm_índice_coluna (Cliente);
- procurar_intervalo (0 ou Falso = Correspondência exata, ou seja, traga exatamente aquilo que estamos procurando);
Entendendo o que o Procv fez
O que nós fizemos, “traduzindo para o português”, foi isso: “Excel, quando eu digitar alguma coisa, na célula A4 (Identificação), no caso C01, da planilha Agendamentos, faça uma busca no intervalo de células que eu demos o nome de Dados e traga a 2ª coluna (Cliente), que está associada ao valor digitado na célula A4.
O valor zero, ao final da função Procv, significa que a função, trará exatamente aquilo que está sendo procurado. Em uma outra vídeo-aula, estaremos conhecendo melhor essa instrução. Pressione Enter.
Para as demais células, a função, será similar ao que fizemos anteriormente, conforme o exemplo abaixo:
Na C4: =procv(A4;Dados;3;0), para exibir o Convênio;
Na D4: =procv(A4;Dados;9;0), para exibir o Telefone;
Na E4: =procv(A4;Dados;10;0), para exibir o Email;
Finalizando o uso do Procv
Para finalizar, vamos selecionar o intervalo de células de B4 até E4 e utilizar o recurso de autopreenchimento do Excel, clicando no canto inferior da célula E4 e arrastando até a célula E9, para preenchermos o restante da planilha, automaticamente. Inicialmente, ocorrerá erros, pelo simples fato de não termos nenhuma Identificação associada a função Procv. Inclusive, esse erro, poderá ser omitido combinando outras funções do Excel. Em breve, teremos uma vídeo-aula abordando esse assunto, também.
Agora, para finalizar, vamos digitar, no intervalo de A5 até A9, algumas Identificações que estão localizadas na planilha Clientes, para podermos concluir o nosso “Agendamento de Clientes”.
Nada impede que sejam digitados outros valores existentes na planilha Clientes, diferentes dos que temos abaixo:
A5 -> C05
A6 -> C10
A7 -> C06
A8 -> C15
A9 -> C07
Bom, é isso. Espero que tenham gostado e compreendido o uso da função Procv.
Curtam a nossa página no Facebook https://www.facebook.com/rhbauladeinformatica
Siga a nossa página no Google + https://plus.google.com/+RhbinformaticaBr
Siga a nossa página no Twitter https://www.twitter.com/rhbinformatica
Inscreva-se em nosso canal no Youtube http://www.youtube.com/c/RhbinformaticaBr
Muito obrigado, até a próxima!