São Paulo, SP 7/7/2020 – Na linha de frente estão as agências e as empresas de comunicação visual ofertando serviços que serão necessários para a reabertura do comércio.
A comunicação visual tem um papel importante na retomada do comércio e aquece toda a cadeia do setor, das agências de publicidade e merchandising, as gráficas e indústrias de insumos necessários
Com o início da gradativa retomada comercial, olhar para o mercado e identificar meios que facilitem a caminhada econômica e segura é um exercício para os empresários brasileiros, que também estão atentos as exigências do governo referentes à comunicação visual necessária e que reforçam os procedimentos para o distanciamento social durante os atendimentos presenciais nos estabelecimentos.
De acordo com nota divulgada pela FECOMERCIO um dos itens indicativos para empresas abertas ou que estão se programando para a abertura é: “Divulgar internamente e externamente sobre a importância de se prevenir do coronavírus”. Momento de extrema importância para o mercado de comunicação visual que terá papel fundamental na reabertura econômica do país, fornecendo materiais para o comércio, indústrias e empresas que sinalizem as medidas necessárias de prevenção.
Liliane Bortoluci, diretora da FuturePrint, feira percursora e palco para negócios e networking na área da comunicação visual e indústria serigráfica, conta que o setor já passou por uma série de evoluções nas áreas de serigrafia, sign e têxtil, e que possui uma conexão com o reinventar. “Em 2006, quando entrou em vigor a lei que proibia outdoor na cidade de São Paulo e em 2007, com o complemento da Lei Cidade Limpa, seguida por diversos municípios, as indústrias e empresas de comunicação visual tiveram que se adaptar. Hoje, por outras circunstâncias e demandas, enxergamos a mesma necessidade, é preciso novamente pensar nas estratégias que obrigatoriamente serão seguidas por todas as empresas na retomada comercial. A comunicação visual a favor do distanciamento mínimo, da higiene, do uso de máscaras e álcool gel, deverá constar em todo e qualquer estabelecimento, seja comercial, industrial ou empresarial. Para esse movimento acontecer, investimentos em boa comunicação visual informativa serão feitos, com isso a cadeia produtiva do setor entra no processo econômico de retomada”.
Na linha de frente do setor, estão as agências e as empresas de comunicação visual ofertando seus serviços e produtos que serão necessários para as reaberturas dos comércios, provocando uma retomada que faz girar todo esse setor da economia. Como case, destaca-se a Imprimax, que trabalha com comercialização de vinis para comunicação visual e que passou pelo trimestre sem prejuízos. De acordo com Cleber Orsioli, atual Gerente de Marketing da empresa, o consumo de materiais específicos para sinalização de distanciamento social, tais como os antiderrapantes para impressão digital, mantiveram-se em consumo, mesmo durante o período em que as revendas físicas estavam fechadas. “Lançamos mais de cinquenta novos produtos entre maio e junho deste ano, além de termos investido em equipamentos de produção, devido à demanda. Acreditamos que tal movimento, onde há o flerte entre projetos de comunicação e decoração de ambientes, pode ser mais uma solução para o mercado. Com as lojas se abrindo, esse gráfico pode aumentar ainda mais”, completa Orsioli.
Já a VP Máquinas, fabricante de equipamentos e máquinas dobradeiras de acrílico e termoplásticos, também conseguiu se reinventar e investir nesses últimos meses. “Entregamos para muitos clientes os arquivos em vetor para que pudessem fabricar e para aqueles que não podiam abrir as portas das empresas, oferecemos a terceirização da fabricação dos produtos em acrílicos, facilitando a comercialização. Baixamos nossa margem de lucro, dando margens maiores para outras empresas trabalharem e atenderem diretamente seus clientes já cativos. As vendas de equipamentos para o mercado de comunicação visual estão aquecidas e nosso apoio à rede de clientes está surtindo resultados, não só monetariamente, mas também estreitando relacionamentos e fortalecendo ainda mais as parcerias”, diz Ana Paula Paschoalino Freitas, diretora comercial da empresa.
O papel da comunicação visual é estratégico na consolidação de uma vinculação de cunho informativo e afetivo com as marcas e corporações, quanto mais assertivo e proativo, mais rápida acontece a geração de capital, para isso é fundamental dar atenção às normas vigentes, estabelecer sintonia da marca/produtos com as necessidades atuais e manter a conexão com os públicos de interesse.
E as agências de publicidade, birôs de impressão, gráficas, designers gráficos, empresas de comunicação visual e cenografia já começaram a vender materiais visuais como banners e placas, que abordam a conscientização e sinalização de ambientes, a importância no uso de máscaras, lavagem e secagem correta das mãos, adesivos de distanciamento, entre outros produtos que devem ser oferecidos aos comerciantes. A gráfica online FuturaIM, criou um kit de comunicação visual composto por diversos adesivos, de piso, informativo, para lavabo, banner, cartaz, display e wobbler, que sinaliza, informa e ao mesmo tempo, tranquiliza o público. Produziram inicialmente 10 mil kits e estão na expectativa de dobrar esse número, vendas que já somam 10% do faturamento da gráfica. As grandes redes varejistas também estão investindo na comunicação visual das lojas e nos caixas, placas de acrílico complementam a necessidade de isolamento entre atendimento e o cliente. Outro acessório de comunicação visual que está sendo bastante utilizado pelo comércio é o display para álcool gel, que além de informativo, possibilita a operação de higienizar as mãos utilizando um pedal para função.
Liliane Bortoluci, diretora da FuturePrint, acrescenta que dentro das possibilidades existentes, a hora é de ser proativo. “Não espere o comércio encomendar seu produto, ofereça, ligue, envie e-mail, faça pacotes de produtos necessários, isso vale para as grandes, médias e pequenas empresas, olhe quem são os varejistas da sua cidade, do seu bairro e ofereça. Para a reabertura das lojas, a comunicação visual informativa terá obrigatoriamente que existir, é uma grande oportunidade de estar ativo economicamente e contribuindo para que o comércio se ajuste as novas regras sociais impostas pelo covid19”.
Serviço:
FuturePrint
Local: Expo Center Norte – São Paulo – SP
De: 24 a 27 de novembro (de terça a sexta-feira)
Horário: das 13h às 20h
Website: http://www.feirafutureprint.com.br