Curitiba, PR 24/6/2020 – “Não há outra forma de crescer! É preciso inovar, investir e acreditar no Brasil.

Em meio à pandemia, a operadora logística paranaense Cargolift conquistou, nos últimos dois meses, 6 novos contratos. Os acordos representariam, neste ano, um crescimento de 7,5% no volume de negócios da empresa, na comparação com 2019, se não fossem os efeitos do novo coronavírus na economia. Atuação em novos nichos e investimento em tecnologia ajudaram nos bons resultados.

Enquanto muitas transportadoras brasileiras perderam clientes, demitiram colaboradores e amargam prejuízo por conta da pandemia de covid-19, a paranaense Cargolift Logística segue em direção contrária. A companhia conquistou, nos últimos dois meses, 6 novos contratos. Os acordos representariam, neste ano, um crescimento de 7,5% no volume de negócios da empresa, na comparação com 2019, se não fossem os efeitos do novo coronavírus na economia.

Os bons resultados em meio à crise são justificados pela abertura de novos caminhos. A participação do operador logístico no mercado era pautada pelo setor automotivo e de empresas correlatas. Agora, a empresa também atende e-commerce, varejo focado em alimentos para redes de supermercados, proteína animal e o setor de papel e celulose.

“Ampliamos o nosso leque de atuação para conquistarmos mais fatias do mercado. Nosso plano de negócios inclui, ainda, o fortalecimento da nossa atuação onde já estamos presentes e um foco ainda maior no Nordeste para ampliarmos o fluxo de cargas entre o Sul ou Sudeste e o Nordeste”, explica o diretor comercial da CARGOLIFT, Leandro Quintino.

Para atender a estes novos contratos, a empresa será demandada em 25 mil viagens ao longo de dois anos, entre portos, aeroportos e centros de distribuição. Por essa razão, e já visualizando novas prospecções, a CARGOLIFT adquiriu em abril mais 26 novos semirreboques para contêineres, um investimento de R$ 2,3 milhões, e hoje conta com 542 carretas, 100% delas com a tecnologia IoT (Internet das Coisas). 

Um dos acordos, com a internacional ZF automotive, é para o transporte de 8 mil contêineres. A CARGOLIFT, que já atuava em 30% das operações deste cliente, e há 12 anos, assumiu 100% da movimentação de cargas. Outro contrato, com a Suzano Papel e Celulose, vai movimentar, na unidade de Vinhedo (SP), 100 mil toneladas, entre produtos acabados e não acabados. 

Inovação e Disrupção

As palavras inovação e disrupção sempre traduziram o espírito da empresa, que tem 25 anos de existência. Mas, 2020 marca um novo momento da paranaense, que decidiu acelerar o seu cronograma de transformação digital. Uma das medidas foi o lançamento recente do “CARGOagenda”, um serviço de agendamento de carga e descarga 100% digital, que pode ser acessado por motoristas pelo smartphone. Além disso, cerca de 32% das 15.000 viagens mensais da empresa já são coordenadas 100% por via digital pelo CCOMatrix, que é uma Central de Controle Operacional (Control Tower). Este controle oferece segurança, melhora a produtividade tanto para o frotista como para a frota própria da empresa, motoristas e  também embarcadores. A meta é que até junho de 2021 todas as viagens da operadora sejam controladas pela CCOMatrix.

Outra novidade foi a criação de uma empresa para desenvolver produtos e ferramentas para acelerar essa transformação digital, que iniciou em 2017 sob a campanha “Da Matriz Para o Mundo Matrix”. Batizada de MATRIXcargo, a startup está desenvolvendo uma plataforma digital com soluções logísticas colaborativas. Neste projeto, a próxima inovação tecnológica é o CCOMatrix-Otimizador, que será lançado em agosto deste ano.

“Não há outra forma de crescer! É preciso inovar, investir e acreditar no Brasil. Estamos colhendo bons frutos porque a empresa nasceu em 1994 com a visão de superar expectativas em inovações tecnológicas e trabalhamos muito para isso ser uma constante na gestão. Nos pautamos na inteligência de mercado, P&D,  temos um grande time de colaboradores alinhados com nossa visão e firmamos parcerias em que todos ganham. A tecnologia está aí para nos ajudar e precisamos nos reinventar. A pandemia é uma oportunidade para inovar em transformação digital. E é assim que conseguimos ultrapassar as barreiras impostas por crises, sejam elas econômicas, sanitárias, políticas ou quaisquer outras”, conclui o CEO da Cargolift Logística, Markenson Marques.

Sobre o Grupo CARGOLIFT

O Grupo CARGOLIFT é formado pelas empresas CARGOLIFT Logística S/A, Requinte Empreendimentos, Requinte USA LLC, e MatrixCARGO – empresa criada no ano passado que investe em plataforma de inteligência artificial com foco em logística colaborativa. Além disso, o grupo é mantenedor do INSTITUTO CARGOLIFT, para o qual direciona 12% do LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda) das empresas para o desenvolvimento de projetos no terceiro setor. Em 2019 a empresa faturou R$ 290 milhões, cresceu 13% em receita e 36% em Ebitida_G e desde a sua fundação tem o slogan “Nós Confiamos em Deus”.

 

Website: https://www.cargolift.com.br/

Influenciador digital e amante da tecnologia. Quer saber como ter um negócio lucrativo na internet? Então, siga o meu perfil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *