São Paulo, SP 3/6/2020 – Se o seu negócio não está no digital, você está perdendo de ganhar dinheiro. Trabalhar o marketing digital é hoje uma questão de sobrevivência
Com a escalada da pandemia no Brasil, muitos comerciantes estão tendo dificuldades com os seus negócios, alguns tiveram até que fechar as portas. O marketing digital é um meio para que esses negócios consigam continuar ativos e o estrategista Rapha Falcão passa dicas diretas para ajudar empreendedores nesse momento de dificuldade.
O país passa por situação difícil em sua economia. Com a escalada da pandemia, muitos comerciantes tiveram dificuldades com os seus negócios, alguns tiveram até que fechar as portas. Aqueles que já trabalhavam divulgando seus produtos e negócios na internet antes da COVID-19 estão se adaptando mais fácil ao novo modelo de consumo, como o delivery, diz o estrategista digital Rapha Falcão.
Rapha Falcão atua no mercado digital desde 2008, contribuindo com a gestão de redes sociais importantes como a do Sebrae, por exemplo. No final de 2016, passou a utilizar os seus canais digitais para ajudar pequenos negócios com conteúdos que visavam descomplicar o Marketing e criou o Dicas Digitais.
Atualmente com mais de 600 mil seguidores em suas redes e com mais de 2 milhões de impressões semanais, o influenciador tem tido papel importante nesse momento de aflição para a economia do país.
“É preciso ressignificar o seu negócio. Esse é o momento das empresas partirem para o digital, pois novas oportunidades surgirão depois desse momento” diz Falcão.
Diante deste cenário, a prioridade para os pequenos negócios é seguir funcionando e vendendo através da internet. Em suas lives nos seus canais digitais, Rapha Falcão sugere que os negócios apostem em descontos e ofereçam frete grátis. O estrategista sugere a estratégia de criação de vouchers que pode ser usada por serviços de autônomos como cabeleireiros ou manicures. Ele exemplifica que se “um corte de cabelo custa R$ 100, a cabeleireira poderia oferecer um voucher de 30% de desconto, vendendo o seu serviço por R$ 70,00 para que o cliente possa usar durante um ano”.
A situação de mudanças e incertezas está provocando receio em empreendedores e consumidores, muitos deles estão com medo de vender, mas Raphael reforça que “Você não pode ter medo, tem que criar uma oportunidade de venda para o cliente, porque vender é a coisa mais digna que tem, todo mundo está sempre comprando e vendendo algo. O importante é que os empresários não desanimem nesse momento e que comecem a focar nessas estratégias online”.
Outro ponto a destacar é que a comunicação com clientes precisa continuar, mesmo que seja no meio digital. Assim, a recomendação do especialista é manter a frequência de postagens nas redes sociais e aproveitar o canal para levar mensagens positivas e criar oportunidades de venda.
Rapha Falcão destacou pontos importantes para os pequenos negócios trabalharem o digital durante a quarentena:
1 – Continue postando e mantendo sua presença digital nas redes sociais;
2 – Crie listas e roteiros de venda para trabalhar com e-mail marketing e canais como o Whatsapp ou Telegram;
3- Produza conteúdos de valor. O seu conteúdo deve ajudar as pessoas;
4 – Faça lives nas redes sociais e estreite os laços com os seus clientes.
5 – Seu negócio precisa se posicionar neste momento;
6 – Tenha estratégias de persuasão como a exclusividade e a reciprocidade, que são gatilhos mentais importantes. Quanto mais conteúdo você oferece nas redes sociais, quanto mais você ajuda as pessoas, mais as pessoas vão ter uma dívida de gratidão e quando tudo isso passar, você será ‘Top of Mind’ do cliente;
7 – Trabalhe todo dia como se fosse Black Friday. Estoque parado é prejuízo!
8 – Não se esqueça da constância. Poste uma vez por dia nas suas redes. Deixe o seu site atualizado!
9 – Simples é mais. Essa crise é uma oportunidade de aprendizado e para inovar o seu negócio;
10 – Desacelere! Aproveite para estar mais próximo da sua família. Ter tranquilidade vai te ajudar a enxergar novas possibilidades de negócio.
Para finalizar, o estrategista recomenda que
as empresas mantenham a operação com colaboradores remotos e busquem a redução de custos. É hora de “rodar com estrutura enxuta e ‘sentar em cima do caixa”, destaca Falcão.
Passando a pandemia, Rapha Falcão acredita em novos tempos e aconselha que os empreendedores estejam atentos às novas oportunidades de negócios que podem surgir. “Quem está na vanguarda do conhecimento, quem busca se capacitar, conhecer e identificar as oportunidades de mercado e trabalhar com os canais digitais, vai ter mais possibilidades de resultados quando tudo normalizar”.
Website: http://dicasdigitais.com