São Paulo 10/11/2020 –
Pelo segundo ano consecutivo, o sistema de cabos submarinos Malbec da GlobeNet, que conecta a Argentina com o Brasil e o resto da América, ganha um prêmio de Capacity Media
A premiação anual Global Carrier Awards chegou a sua 16ª edição, e pela primeira vez, de maneira virtual. Transmitido ao vivo de Londres, Paris e Dubai, o evento reuniu em 22 de outubro, figuras notáveis do mercado para celebrar as conquistas da indústria de telecomunicações.
A GlobeNet, provedora líder de infraestrutura de telecomunicações, que mais cresce nas Américas, venceu a categoria “Melhor Inovação Submarina” no Capacity Global Carrier Awards de 2020 pelo seu novo sistema de cabos submarinos Malbec. Durante a transmissão de entrega virtual, o júri assinalou que a recompensa se deve à “inovação contínua no campo submarino, do qual a GlobeNet é pioneira”.
O Malbec estenderá a rede da GlobeNet para mais de 26.000 km conectando a Argentina com o Brasil, os Estados Unidos, o resto do continente americano e os principais pontos de troca de internet (IXs) na Europa. Foi projetado com o objetivo de fornecer a menor latência para a Argentina, utilizando as mais recentes tecnologias em transmissão óptica e eletrônica. Possui backhauls redundantes (Las Toninas – Buenos Aires e Praia Grande – São Paulo) e têm pontos de presença (PoPs) em Buenos Aires e São Paulo. No Brasil, oferece uma nova rota submarina entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, e disponibiliza também uma conexão com Fortaleza, no nordeste do Brasil.
Algumas das inovações reconhecidas se referem à robustez e flexibilidade em todas as fases do projeto, desde o desenho da solução e instalação até aspectos técnicos, tais como a seleção da melhor rota submarina, a blindagem do cabo, e uma maior profundidade de soterramento que aumenta a proteção do cabo, e melhora a sua disponibilidade e resiliência.
O principal objetivo no projeto Malbec foi proporcionar a maior resiliência e disponibilidade de rede, na qual emprega diferentes mecanismos para proteger e restaurar o tráfego. O projeto contemplou redundância de malha de rede para evitar pontos únicos de falha, tanto no lado submarino, quanto terrestre por meio de novas rotas de backhaul com caminhos geograficamente diversos entre as Estações de Cabo (CLSs) e os pontos de presença GlobeNet (PoPs).
O Malbec será o primeiro sistema de cabos a ser construído para a Argentina em 20 anos, e mais do que dobrará a capacidade total disponível atualmente para conectar a Argentina ao Brasil e aos Estados Unidos.
Website: https://milenium.group/