São Paulo, SP 22/9/2020 – Simuladores apresentam vantagens: permitem ao aluno planejar o seu treinamento, repetir os movimentos e não se expor diante de colegas mais habilidosos
Em parceria com o Instituto Simutec, a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas já treinou com realidade virtual 250 profissionais da Saúde
Em outubro de 2019, a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas (EEP HCFMUSP) oficializou a parceria iniciada no ano anterior com o Instituto Simutec para a inauguração do Centro de Simulação para Treinamento com Realidade Virtual.
Seu modelo educacional visa o desenvolvimento de graduandos a médicos em habilidades, técnicas e conhecimentos específicos, com o uso de equipamentos de última geração, como simuladores de realidade virtual nas áreas de videocirurgia, ultrassonografia e angiografia.
Agora, em 2020, os dois lados comemoram: 250 alunos e profissionais da saúde, de diversas instituições, já foram treinados no local. O espaço continua a funcionar durante a pandemia da Covid-19 com horários reservados e o fornecimento de todos os produtos e equipamentos de segurança necessários.
Debate bioético incentivou desenvolvimento de simuladores
Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma do Departamento de Cirurgia da FMUSP, o Dr. Edivaldo Massazo Utiyama explica que o cirurgião treina em diferentes modelos de ensino para adquirir a destreza mínima necessária para realizar as operações nos doentes.
“Com a ampliação do debate bioético sobre o uso de animais para o ensino, surgiram novas regulamentações que provocaram restrição do treinamento em animais vivos. O aprendizado sobre anatomia cirúrgica e treinamento da técnica operatória realizado em cadáver humano tem diminuído pela falta de exemplares e pela pouca adesão do treinando devido ao risco de contaminação. A fim de substituir os antigos métodos de ensino surgiram os manequins, simuladores com realidade aumentada e com realidade virtual”, afirma.
Atualmente, existem defensores do aprendizado em modelos animais, peças ‘ex-vivo’, manequins e simuladores, e ainda não há consenso sobre qual é a melhor maneira de aprender a operar, considerando-se o desenvolvimento humanístico e as características táctil, de profundidade e realística. “Os simuladores apresentam vantagens porque permitem ao aluno planejar o seu treinamento, repetir os movimentos quantas vezes for preciso e não se expor diante de colegas mais habilidosos; ainda, os simuladores fornecem relatórios de todos os movimentos e o estágio em que se encontra o aluno”, diz Dr. Utiyama.
Há mais de um ano, a FMUSP entendeu a importância de um centro de treinamento com simuladores e buscou no mercado empresas que atendessem essa demanda. “Entre as várias instituições interessadas, o Instituto Simutec atendeu todos os quesitos técnicos e se qualificou por apresentar os equipamentos de última geração e, principalmente, a rapidez na manutenção”, ressalta o professor.
O método de treinamento do Instituto se baseia em um software de autoaprendizagem, que apresenta gradualmente as atividades de acordo com o nível de cada participante. O sistema de gerenciamento de aprendizagem possui medidas objetivas de avaliação e validações clínicas publicadas em importantes revistas médicas; isso permite ao aluno um retorno imediato após seu treinamento, mostrando em que momento errou.
Atualmente, é possível fazer treinamentos individuais no Centro de Simulação em procedimentos como: Ultrassonografia point-of-care em emergência, pulmonar, abdominal, ecocardiografia à beira-leito básica e avançada, ultrassom transesofágico, ultrassom point-of-care em ginecologia e obstetrícia e cirurgia videolaparoscópica básica e avançada em diferentes especialidades cirúrgicas.
O local pode ser utilizado por instituições de ensino, clínicas e serviços de saúde em geral que queiram treinar suas equipes. Para agendar sessões de treinamento em realidade virtual, é preciso entrar em contato pelo telefone (11) 2661-3878, WhatsApp (11) 98558-0072 ou pelo email centrodesimulacao.eep@hc.fm.usp.br.
Website: https://eephcfmusp.org.br/portal/online/metodologia/realidade-virtual/