No dia 25 de janeiro, o WhatsApp lançou oficialmente no Brasil, a sua versão empresarial do aplicativo, o WhatsApp Business, limitado a usuários do Android.
Lançado em setembro/2017, o objetivo do aplicativo é encurtar a comunicação das micro e pequenas empresas com os seus clientes. O Banco Itaú, foi uma das empresas brasileiras a testar o aplicativo, antes do seu lançamento oficial no Brasil, integrando o serviço aos clientes do Personalitté Digital.
No Brasil, o WhatsApp tem ativo mais de 100 milhões de usuários e 80% das empresas realizam contatos de negócios através dele, contando com a sua flexibilidade no uso dos serviços de textos e voz.
WhatsApp Business, o que é?
O WhatsApp Business é uma “extensão” do famoso aplicativo, destinado a empresas de pequeno e médio porte e seu download, permanece gratuito. Através dele, é possível cadastrar não somente um telefone móvel, como também, um telefone fixo. Detalhar as informações relacionadas a sua empresa, como endereço, site, email, área de atuação, inclusive automatizando mensagens personalizadas, como de primeiro contato e ausência.
Ele conta ainda com um relatório de mensagens enviadas, lidas, recebidas e entregues.
A interface do aplicativo é um pouco mais clean e não tem nenhuma mudança, em relação ao aplicativo “original”.
Após o lançamento oficial, EUA, Indonésia, Itália, México e Reino Unido. foram os primeiros países a testarem o aplicativo. Agora o serviço também está disponível no Brasil e na Alemanha.
Para usuários comuns, não é necessário fazer nenhum download especial, já que as mensagens são enviadas para o app convencional do WhatsApp.
WhatsApp Business, irá revolucionar o mundo dos negócios?
Em fevereiro, o WhatsApp Business lançará na Índia, em versão de testes, uma extensão de pagamento online, em conjunto com os bancos daquele país, onde será possível a realização de pagamentos online por meio do aplicativo.
Segundo Anne Yeh, gerente de comunicação do WhatsApp Business, em breve será lançado o WhatsApp Enterprise com foco em companhias aéreas, bancos e sites de e-commerce. O objetivo é monetizar o aplicativo para empresas que desejarem oferecer serviços de pagamento online.
Se tudo ocorrer como o previsto, possivelmente teremos uma revolução no mundo dos negócios ainda em 2018. Agora é esperar!