Você que está entrando no mundo do desenvolvimento ou solicitando a criação de um site agora deve estar se perguntando: “o que é SEO, exatamente?” – “Por que eu preciso de serviços de SEO?” – “Como o SEO pode ajudar meu site?” – “quanto vou pagar para fazer SEO no meu site?“
Neste artigo, você irá aprender o que é SEO e porque ele é tão importante para o seu site. Inclusive, terá uma noção do que uma consultoria de SEO, normalmente, oferece. Considere as próximas linhas como sendo um mini curso de SEO e tudo o que você pode fazer para o seu site ficar melhor posicionado nos mecanismos de buscas e, consequentemente, na primeira página do Google.
Veja em nosso sumário o que você irá aprender em relação a SEO e entenda os motivos de aplicar esta técnica de otimização de sites, logo abaixo:
O que é exatamente SEO?
SEO é a abreviação de Search Engine Optimization ou, no bom e velho português, Otimização para os Mecanismos de Buscas. Resumindo, SEO é a ação tomada para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados da pesquisa orgânica no Google e nos demais buscadores na internet.
E a sua finalidade é indicar aos mecanismos de buscas que aquela página “merece uma maior atenção”. Possibilitando, assim, dizer aos buscadores que ela poderá responder melhor a pesquisa realizada pelo usuário.
A cada dia que passa aumenta o número de sites, blogs, lojas virtuais, portais, enfim, de páginas web na internet, aumentando a concorrência, entre elas.
Portanto, com o uso de estratégias e técnicas SEO, fica “mais fácil” os buscadores classificarem as páginas. Mas, mesmo assim, o que pode ser “fácil”, você poderá achar complexo. Pois são inúmeras variáveis analisadas pelo Google e os demais buscadores, como o Bing, por exemplo. Mas, com toda a certeza, SEO é mais mais do que você possa imaginar.
Essas análises vão desde a densidade de palavras e/ou frases chaves ao longo do texto. Inclusive com a criação de links internos e externos. Não esquecendo dos sinais sociais, inclusive, a performance da sua página web e outras centenas de análises.
SEO: Entendendo como funcionam os resultados da pesquisa Google
Na verdade, todos os sites precisam fazer o uso de técnicas SEO. Dessa forma, é possível ter um melhor posicionamento nos resultados das pesquisas nos mecanismos de buscas. Entretanto, nem todos o fazem. Sendo assim, não é complicado criar um estratégia SEO de sucesso para o seu site.
Pense no processo que você realiza ao tomar uma decisão para adquirir uma calça, em uma loja física, por exemplo. Vamos supor que você não tenha nenhuma informação de qual modelo, cor e outras características dessa calça, que você deseja comprar, tão pouco o preço. Então, qual seria a ação a ser tomada por você?
Iniciaria uma pesquisa, em inúmeras lojas que vendem calças, é claro. Escolheria vários modelos, cores e outras características. Provaria as peças. E, entre elas, escolheria um ou mais peças que lhe agradaram, não é mesmo?
Você parou para pensar que ao escolher uma calça, você utilizou alguns critérios em sua escolha, para poder escolher a melhor peça de roupa para você?
Com os mecanismos de buscas, não é diferente, o procedimento é similar. Pois, eles levam em consideração vários fatores, incluindo a performance do site, a popularidade, a satisfação do usuário (tempo de permanência na página), …
Dessa forma, o Google e os demais mecanismos de buscas, conseguem avaliar melhor o posicionamento de todos os sites nos resultados da pesquisa.
Por eu preciso aprender SEO e otimizar o meu site?
SEO não é complicado, mas você precisa conhecer as melhores práticas para otimizar o seu site nos mecanismos de buscas, com a finalidade de posicioná-lo a frente da concorrência, nos resultados da pesquisa orgânica.
Na realidade, são inúmeras as ações que possibilitarão essa melhora no posicionamento do seu site, como no:
- criação de conteúdo
- uso correto das tags de marcação html;
- uso de links externos e internos, ao citar referências, em sua página;
- uso das palavras e frases chaves;
- criação ideal de parágrafos para os mecanismos de buscas;
- uso adequado de recursos multimídia em seu site;
- e muito mais.
- melhora na performance do seu site
- otimização do código e de imagens;
- aceleração da página;
- acessibilidade;
- sinais sociais
- interação dos usuários em suas publicações
- curtidas, comentários e compartilhamentos;
- melhor horário para publicar;
- novas curtidas em sua página.
- interação dos usuários em suas publicações
- compartilhamento externo
- uso da web 2.0;
- criação da sua rede gratuita de sites;
- e muito mais.
SEO, no mínimo a sua teoria
Inclusive, essas ações são muito amplas. Mas, obrigatoriamente, você que tem um site ou solicitou o desenvolvimento de um e não possui o retorno esperado dele, com toda a certeza deve entender e aprender o que SEO. No mínimo, a sua teoria.
Mas, o que você quer saber na verdade, é porque você precisa otimizar o seu site com o uso de técnicas e estratégias SEO, não é mesmo? Nas próximas linhas, vamos responder a essa pergunta, bem como, mostrar alguns passos realizados pelas agências e consultorias de SEO. Portanto, você irá compreender melhor o porque de aprender e aplicar técnicas SEO em seu site, mesmo que você não as coloque em prática, mas servirão para uma análise de sua página web.
Respondendo a sua pergunta principal: “Por quê você precisa aprender SEO e aplicar no seu site?“
Resumindo, o uso de técnicas SEO, tem o objetivo de otimizar a sua página web. Portanto, ajudará a enviar os sinais certos para os mecanismos de buscas, com a finalidade de “empurrar” o seu site até a lista de resultados da primeira página e, posteriormente, para o, tão sonhado, primeiro lugar.
Pesquisa e identificação das palavras e frases chaves do seu site e da concorrência
É claro que antes de realizar qualquer ação, haverá a necessidade de ser feita uma pesquisa de suas principais palavras e frases chaves, tendo como base o conteúdo da página a melhorar o posicionamento. Inclusive, essa mesma pesquisa, deverá ser realizada, também, junto aos sites da concorrência. Então, isso é obrigatório a ser feito, assim, você saberá como a concorrência se comporta em relação a aquela palavra chave.
Uma vez realizada a pesquisa, será possível ter uma exata noção de qual estratégia SEO a ser realizada em sua página web, com a finalidade de um melhor posicionamento. Portanto, será possível analisar a competição pelas palavras e frases chaves. Onde, saberemos se a concorrência entre elas é alta ou baixa, para poder segmentar a sua pesquisa da melhor maneira possível.
Pois, somente assim, será possível definir uma estratégia adequada para posicionar o seu site nas primeiras posições dos mecanismos de buscas. Esse tipo de ação é vital, para dar sequencia as demais ações.
Criação de conteúdo para a sua página web
O conteúdo é vital para o sucesso do seu site. Até porque, ele permitirá aos visitantes da sua página web, terem algo para ler e, se for uma loja virtual, permitirá que eles possam saber mais sobre os seus produtos ou, até mesmo, serviços, localização e muito mais.
E, obrigatoriamente, o conteúdo deverá ter relevância com base nas palavras ou frases chaves, mencionadas acima.
Caso o seu texto do seu artigo seja muito interessante, com toda a certeza, ele poderá ser compartilhado nas redes sociais, entre os seus visitantes. Assim, você irá conseguir novos seguidores em suas redes sociais, bem como, links de outros sites. Onde, vale lembrar, que a estratégia de obter links, é um dos fatores de relevância para a otimização de um site. Por isso, a criação de um excelente conteúdo, é uma maneira de ganhar popularidade em sua página web.
Otimizando um site novo ou já publicado
Todos os sites, independente de terem sidos publicados ou não, merecem uma atenção especial, em relação a SEO. Essa otimização terá o objetivo de identificar as palavras ou frases chaves citadas, anteriormente, para entenderem como os mecanismos de buscas irão compreender.
Inclusive, um dos principais passos é criar uma meta descrição e um título com o uso da palavra chave principal, a ser exibida nos buscadores. Dessa forma, as pessoas que realizam as buscas, poderão identificar qual o assunto da página, nos resultados da pesquisa realizada, sendo extremamente importante.
Na página principal, é preciso incluir um mini resumo do conteúdo de suas páginas internas, com o uso de suas principais palavras chaves, nesse caso, frases curtas, em blocos de textos. Elas farão referência a um produto, a uma palavra chave referente ao seu conteúdo. Sendo assim, será possível, obter uma melhor classificação para as suas páginas internas.
Apesar de parecer difícil, escrever um texto curto e natural, com toda a certeza, é possível encontrar uma forma de fazer isso, adequadamente. Onde, será necessário haver um equilíbrio entre um site bem otimizado para os mecanismos de buscas e um que os usuários gostem de ler e usar.
Melhorando a experiência do usuário
A experiência de uso que seus usuários têm quando visitam seu site, é muito importante para o seu ranking. Se um visitante navegar em sua loja e achar que ela é pouco atraente ou difícil de navegar, é provável que ela saia imediatamente. E, se o fizerem, esses dados de “saída” retornarão ao mecanismo de pesquisa, como sendo uma rejeição e poderá penalizar o seu site, de forma negativa.
Isso, poderá significar que você não deve ser classificado altamente para aquela palavra-chave ou frase de referência – mesmo que sua página web, seja realmente relevante.
Para evitar altas taxas de rejeição que afetam sua classificação, é necessário trabalhar a experiência do usuário em seu website. Este é um passo importante para SEO, mesmo se o seu site for novo ou já tiver sido publicado. Avalie o seu tráfego, taxas de rejeição e de abandono de carrinho e use essa informações para diminuir a taxa de rejeição em seu site.
Inclusive, a compatibilidade com dispositivos móveis e a acessibilidade para pessoas com algum tipo de dificuldade motora, visual, … também conta.
Link Building
Link Building nada mais é do que a ligação da sua página outras páginas web, de outros domínios.
No exemplo que demos, no início do artigo, falamos sobre o aprendizado do Google para classificar os sites com base em inúmeros critérios. Lembra do exemplo da calça? E, esse formato de link é uma forma pela qual os sites podem dizer aos mecanismos de pesquisa que eles são confiáveis e que devem ser classificados na melhor posição, em relação aquele termo de pesquisa. Ou seja, se a calça for boa, haverá uma sinalização, um comentário positivo e, da mesma forma, ocorrerá com o seu site.
Esses links, inicialmente, poderão ser “construídos” através das suas redes sociais e, posteriormente, de forma natural, ao ter um conteúdo de qualidade para o usuário.
Envio do site aos mecanismos de buscas
Apesar dos mecanismos de buscas, em especial, o Google, conseguirem identificar o seu site a partir do momento que ele está na web, haverá a necessidade de enviar o seu site para os mecanismos de buscas, manualmente. Onde, esse processo é muito mais rápido, do que aguardar os buscadores a indexar o seu site naturalmente nas pesquisas.
O ideal é fazer o envio, após todas as otimizações terem sido realizadas.
Conclusão – Por quê aprender SEO?
O mundo mágico de SEO muda constantemente, hoje você pode estar na primeira página, mas daqui alguns dias, poderá sair dela. Por isso, é necessário conhecer como os mecanismos de buscas funcionam e, é claro, saber o comportamento dos visitantes, em seu site.
Apesar de não ser complexo, aprender SEO e aplicar em seu site, demanda tempo e paciência. Não é da noite para o dia que os resultados esperados chegarão. Entretanto, com toda a certeza, você tem condições de realizar esse trabalho em seu site, sem nenhum problema.
Mas, se mesmo assim, você tem dúvidas e quer conhecer mais e aprender como otimizar o seu site com o uso técnicas reais e verdadeiras de SEO, conheça o nosso curso, clicando aqui.
E você, tem ou desejar fazer um site? Conte-nos um pouco da sua experiência.
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