Entenda melhor o que é Link Building
Quando falamos em otimização de sites, inegavelmente, o link building é uma das principais estratégias para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisas da internet.
Se o seu objetivo é ter o seu site nas primeiras posições do Google, precisa entender melhor o que é e como funciona o link building.
Neste artigo, você irá conhecer e entenderá melhor a importância desse tipo de estratégia, como também, saber como ela poderá ajudar o seu site a trazer muito mais tráfego para a página desejada.
Dessa forma, sua marca, produto ou prestação de serviço, ganharão muito mais visibilidade e relevância naquele segmento de atuação.
Inclusive, uma das maiores vantagens ao ter um site de grande autoridade e com muitos acessos com um link apontando para a sua página web, com toda a certeza, será possível conseguir tráfego segmentado.
Mas afinal, o que é link building e como executar essa estratégia SEO para conseguir tornar o seu site um dos mais acessados do seu segmento?
Para facilitar o seu entendimento sobre este artigo, navegue no sumário abaixo e vá direto ao assunto desejado:
Conheça um pouco mais sobre link building
Os profissionais de marketing digital e, especialmente, aqueles que trabalham com otimização de sites e geração de tráfego, com certeza, tem pleno conhecimento sobre a importância dessa estratégia.
E se você está em busca desse conhecimento e deseja se aprofundar no assunto, o nosso curso de SEO é ideal aprender sobre link building.
Lembre-se, não basta apenas gerar qualquer link e postar em sites que não tenham uma autoridade de domínio. Pois, em algumas ocasiões, este tipo de estratégia poderá acabar prejudicando a sua página web e, até mesmo, receber punições do próprio Google, dificultando a chegada às primeiras posições dos resultados de pesquisas da internet.
Link Building: Entendendo de verdade
Uma das formas mais comuns de entender o que é link building é em nosso dia a dia.
Imagine quando alguém faz a recomendação de algo, um livro, um coaching, um curso de Excel, uma série de televisão, enfim, … Ela poderá ser feita por um amigo, uma pessoa da sua confiança, um familiar ou, até mesmo, de um estranho.
Mas, com toda a certeza, se uma recomendação vier de uma pessoa conhecida e que tem autoridade no assunto, provavelmente, você vai confiar na dica dessa pessoa e ir em busca do que foi recomendado, não é mesmo?
É claro que toda regra tem uma exceção. Mas, você confiaria em um estranho? Possivelmente, não. Certo? É assim que funciona o link building.
A autoridade de um site
Um site que possui autoridade e é reconhecido pelo seu público em um determinado segmento, ao indicar links para outras páginas web, ele “afirma” que aquele site possui conteúdo relevante, sendo referência naquele assunto.
Permitindo assim, a possibilidade de se aprofundar ou conhecer outros artigos que estão sendo indicados por ele.
É claro que, uma vez que o site âncora possui elevada autoridade e conteúdo de qualidade, os artigos produzidos em modo de guest post, seja para adicionar o artigo no site principal ou mesmo, para, simplesmente, gerar link, também precisam de elevada qualidade.
Voltando ao assunto anterior, se você escuta de várias pessoas a respeito de uma determinada série de televisão, independente do gênero, com certeza, ela começa a ter um valor maior e até mesmo a curiosidade despertada, em diversas pessoas.
O mesmo funciona com os sites que quanto mais gera a troca de links mais qualificados eles são dentro dos quesitos do Google. Portanto, conseguem conquistar uma maior autoridade em um determinado assunto.
Na verdade, tudo isso auxilia, principalmente, em um melhor posicionamento do site nos resultados de pesquisas da internet, permitindo assim, chegar às primeiras posições mais facilmente.
Essa é uma excelente estratégia SEO, facilitando posicionar diversos sites nas primeiras posições do Google e outros mecanismos de busca.
Podemos afirmar que as melhores páginas, os sites melhores posicionados nos mecanismos de buscas, conseguem as melhores posições com o uso do link building.
Quais são os pontos que deverão serem avaliados para o link building
Para ter resultados excelentes com a estratégia de link building para SEO, é preciso avaliar alguns pontos de grande importância como, por exemplo:
- domínios com métricas altas;
- site com elevada taxa de tráfego.
Cada link que aponta para o seu site será avaliado separadamente, levando em conta os pontos apresentados anteriormente.
Os links que apontam para o seu site, terão uma pontuação que ajuda diretamente no posicionamento do seu site nos resultados de pesquisas da internet.
Entendendo melhor a pontuação
Um exemplo para entender melhor a pontuação é a quantidade de links que apontam para outras páginas.
Quando um site aponta para diversos sites externos a pontuação do link poderá ser baixa, podendo não ser a melhor estratégia de SEO para a sua página.
É claro que, se essa página tiver conteúdo de qualidade, demonstrar aos mecanismos de buscas conhecimento no assunto abordado, dar ao usuário a possibilidade de se aprofundar ainda mais no assunto, criando links externos/internos com o objetivo de complementar o conteúdo, a bonificação será todos os links partilharem da “pontuação” recebida pela página.
Mas, nada do que foi mencionado for atingido acima, ai, a história muda.
Além dos detalhes técnicos que precisam ser avaliados é preciso também se preocupar com a qualidade do conteúdo que irá receber ou direcionar o link.
Na verdade, o artigo que deverá ser produzido de modo original e exclusivo, proporcionando assim a troca de links com a mesma qualidade dos textos do site principal.
E as recomendações …
Voltando ao exemplo das recomendações, caso alguém indique algo para você, geralmente a expectativa é alta, não é mesmo? Da mesma forma que ocorre com as “indicações” nas páginas web.
Portanto, o conteúdo a ser produzido não poderá ser de baixa qualidade, caso você queira criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro com ele.
Mesmo sendo um guest post e que por vezes, pode não ser um assunto único ou técnico, todas as práticas de otimização de textos para SEO, precisam ser levadas em conta e inseridas corretamente, para que assim, seja possível criar um artigo de sucesso.
Isso irá favorecer não apenas para a estratégia de link building, mas também o Google que irá receber um conteúdo otimizado e de qualidade, podendo até mesmo conseguir mais facilmente atingir as primeiras posições, da página de resultados.
Não podemos nos esquecer que nada poderá ser deixado de lado, inclusive, o uso de termos (frases e/ou palavras chaves) específicos, para assim, conseguir melhorar a otimização do conteúdo e, posteriormente, alcançar as primeiras posições do Google, com aquela palavra chave em questão.
Os links avaliados pelo Google
Além dos links que devem ser avaliados pelo profissional que entende dos principais detalhes de SEO, o próprio Google irá avaliar e realizar a pontuação, conforme alguns critérios já apresentados.
O Google realiza a avaliação de um link, através do contexto em que o link está inserido, o texto que irá a aparecer no link e por fim, se o link é dofollow ou nofollow.
Se você ainda não sabe o que isso significa os dois últimos termos mencionados, não se preocupe pois iremos te explicar, exatamente o que você precisa saber a respeito.
Link Dofollow
O link dofollow é caracterizado pela página em que os buscadores indexam o link e assim, o site pode ser encontrado por um termo específico que foi adicionado na página.
Na maioria das vezes, quando não existe a informação para os mecanismos de busca, a página é automaticamente caracterizada como dofollow.
Link Nofollow
Já no caso do link nofollow, o link não será seguido pelos mecanismos de busca. No entanto, o conteúdo pode ser localizado de outras formas.
O link nofollow é indicado especialmente para artigos que tratam de assuntos relevantes em um determinado momento, podendo até mesmo ser utilizado para estratégias com divulgação de conteúdos sazonais.
Realizando essa separação de conteúdo, a página não será prejudicada de nenhuma forma e irá na verdade, contar pontos positivos para o seu site.
Conclusão: O que é link building?
Assim como a otimização de sites apenas de forma orgânica, pode levar certo tempo para conseguir alcançar os melhores resultados, o link building não trás resultados instantâneos.
Por isso, é preciso ficar sempre atento e periodicamente verificar e atualizar os sites que estão com o link e se necessário, realizar algumas alterações no texto do seu artigo.
Sabemos que as estratégias e técnicas são muitas e pode até mesmo, parecer um trabalho árduo para ser realizado e conseguir excelentes resultados.
Mas quando você tem excelentes profissionais para realizar cada um dos pontos aqui descritos, tudo flui de modo quase como natural, assim como os links para essa estratégia também devem ser.
Evite
Evite comprar artigos já produzidos ou mesmo ferramentas geradoras de links externos. Atitudes como essas podem prejudicar e até mesmo banir o seu site dos mecanismos de busca.
Procure ficar atento aos pontos aqui apresentados e acima de tudo, realizar um excelente trabalho com o objetivo de conseguir os melhores acessos, links qualificados e ótimos resultados.
E você, já recorreu ao uso de link building? Sua estratégia está dando resultado? Se possível, conte-nos um pouco da sua experiência.
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Guest Post feito por: SEOHack e otimizado por: Consultor SEO BR