Atualmente, usuários de mensagens eletrônicas estão recebendo falsos e-mails para fazerem o download do Histórico do WhatsApp. A mensagem eletrônica contém um link para “baixar” o suposto histórico, que na realidade, é um vírus.
O objetivo dos cibercriminosos é promover um ataque de phishing, seja em seu celular, tablet ou desktop, roubando informações pessoais e bancárias ao clicar no link. Na imagem abaixo, é possível perceber os “tradicionais” erros de português, em destaque, na cor amarela, no e-mail que nos foi encaminhado. Vale informar também que, o remetente do correio eletrônico não é nada convencional, para ser algo relacionado ao WhatsApp.
O próprio WhatsApp tem a opção de enviar o histórico de conversas por e-mail, manualmente, dessa forma:
- Configurações ⇒ Conversas ⇒ Histórico de conversas ⇒ Enviar conversa por e-mail ⇒ Selecionar conversa ⇒ Sem média ou Anexar Mídia ⇒ na tela do aplicativo do seu e-mail, no campo “Para” digite o e-mail do destinatário.
Pelos passos acima, dá para perceber que toda ação para envio do histórico de conversas do WhatsApp é feito manualmente. Não se engane ao receber algo do tipo.
Para se proteger, não existe outro caminho senão:
- verifique o endereço de e-mail do remetente;
- clique em links e abra anexos somente confiáveis.
Não deixe que as pessoas caiam no golpe do histórico de conversas do WhatsApp, compartilhe e avise as pessoas e os seus contatos do aplicativo. Prevenção nunca é demais!