The Great Reset: como será o mundo pós-pandemia?

São Paulo, SP 18/6/2020 – A COVID-19 desperta a preocupação com outros problemas que têm escala global e que também podem afetar gravemente a vida da população e a economia.

Os líderes mundiais se encontram em uma encruzilhada histórica, gerenciando pressões de curto prazo contra incertezas de médio e longo prazo. O Fórum Econômico Mundial acontecerá em janeiro de 2021 e pretende discutir os desafios e soluções para um mundo pós-pandemia.

A crise de saúde mundial causada pela COVID-19 se propagou para os campos econômico, político e social, e suas repercussões estão apenas começando. Devem ocorrer ainda muitas mudanças que impactarão profundamente a vida de todos e para as empresas a compreensão deste fenômeno será fundamental para rever estratégias e para tomada de decisões.

O fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, lançou em três de junho de 2020 o tema “The Great Reset” para discussão na próxima edição do fórum que reúne os grandes líderes mundiais e acontecerá em janeiro de 2021. O evento trará a oportunidade de reunir líderes mundiais para discutir sobre desafios e soluções para o mundo pós-pandemia. As particularidades de cada nação impuseram diferentes formas de se enfrentar a crise e a unificação de estratégias e ações para homogeneizar o combate à pandemia se demonstrou um grande desafio. Segundo os organizadores do Fórum, “os líderes mundiais se encontram em uma encruzilhada histórica, gerenciando pressões de curto prazo contra incertezas de médio e longo prazo”.

A COVID-19 desperta a preocupação com outros problemas que têm escala global e que também podem afetar gravemente a vida da população e a economia. Além da possibilidade de que se tenha outros vírus ou problemas de saúde com potencial de causar epidemias globais, há outras ameaças que podem afetar o mundo globalizado e conectado em um curto espaço de tempo. Temas como a ameaça de uma crise cibernética, por exemplo, com ataques de vírus virtuais que venham a colapsar a internet, afetando inclusive os sistemas financeiros e governamentais é uma das discussões que devem pautar o evento. Qual seria o impacto global de uma crise cibernética em um mundo cada vez mais conectado e dependente da tecnologia? O mundo está preparado para esse tipo de crise? Como se preparar para um eventual problema desta natureza?

Apesar da turbulência no campo político internacional, este espaço de debates pode ser uma oportunidade para se buscar soluções para prevenção e combate a futuras crises globais quer sejam na saúde, na cibernética ou na economia. Em pleno século XXI – a Era do Digital -, o grande desafio da humanidade é aplicar toda ciência e tecnologia de forma ética, criativa e colaborativa para buscar soluções para essas questões que afetam o planeta, respeitando a soberania, a heterogeneidade e especificidades das nações.

Prof. Dr. Cláudio Carvajal – Coordenador Acadêmico no Centro Universitário FIAP.

Website: http://www.fiap.com.br

Share
Publicado por:
Reginaldo Henrique

Recent Posts

Reputation Talks: evento aborda gestão de reputação

A Knewin, ecossistema completo para gestão de reputação, realiza no dia 3 de outubro, às…

2 meses atrás

Titulo da noticia para entrega de sprint 34

News title for sprint delivery 34 News title for sprint delivery 34News title for sprint…

10 meses atrás

Ssojioafgjojafjkasbngfoashuasgioasgfklj

JuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliao Cariani 3 é um cara muito legal foi Teste para o corpo 2 Teste…

10 meses atrás

Outro título Outro título Outro título

Quando pensamos em grandes marcas de diferentes segmentos, como Coca-Cola, Disney, Apple e McDonald’s, associamos…

11 meses atrás

Como usar o Google Trends para criar pauta?

As pautas, metaforicamente falando, são as sementes do texto jornalístico. Delas brotam as notícias que,…

2 anos atrás

Gestão eficiente da água é requisito básico para evitar a escassez

Apesar de, durante muitos anos, ter sido considerada um recurso natural infinito, há algumas décadas,…

2 anos atrás