SEO local: estratégia para atrair clientes organicamente

São Paulo/SP 24/7/2020 – Segundo o próprio Google, “empresas verificadas no Google têm o dobro de chance de serem consideradas de confiança pelos usuários”

SEO local é o conjunto de otimizações que destaca um negócio em resultados de buscas de forma regionalizada. Ou seja, é posicionar uma marca para os clientes próximos ao seu endereço.

SEO local é o conjunto de otimizações que destaca um negócio em resultados de buscas de forma regionalizada. Ou seja, é posicionar uma marca para os clientes próximos ao seu endereço.

Para que o Google ou outros buscadores posicionem uma marca nos resultados de pesquisas, é preciso existir nos canais digitais. Basicamente, isso pode ser feito de diversas formas, mas duas se destacam: um site próprio ou uma ferramenta de cadastros de empresas, como Google Meu Negócio, por exemplo.

O site é a vitrine virtual, é ali que a empresa se comunica com maior liberdade, entregando a experiência que os clientes esperam do negócio.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita para cadastros de negócios locais no Google. Com ela todas as empresas, pequenas ou grandes, ganharam a chance de se tornarem relevantes no mercado local. Segundo o próprio Google, “empresas verificadas no Google têm o dobro de chance de serem consideradas de confiança pelos usuários”.

Porque usar o SEO local?

Os algoritmos dos buscadores identificam os componentes geográficos numa determinada pesquisa e mostram os resultados mais relevantes para aquela região.

Essa é uma excelente maneira de atrair mais clientes para o negócio, principalmente num momento delicado como o de agora. Recentemente, uma pesquisa do Google Trends constatou um aumento de 200% em buscas por “delivery de mercado perto de mim”.

O termo “perto de mim” é um desses componentes geográficos já citados. Nesse caso, seria comum ver um negócio local nos resultados, mesmo que ele não seja tão relevante num cenário macro.

Nesse sentido, qualquer empresa pode atrair mais clientes e crescer de forma orgânica. Seja um restaurante, shopping, cinema, farmácia ou mercado, todos podem se beneficiar com a estratégia de SEO local.

Benefícios do SEO local para os negócios

Além de ser uma tendência para os próximos anos, sendo cada vez mais importante para os negócios locais, há diversos benefícios que fazem diferença nos resultados já no curto prazo. Abaixo, vale conferir duas grandes vantagens em investir no SEO local.

1. Aumentar a autoridade da marca

Para os algoritmos, a autoridade é uma das variáveis que mais influenciam os resultados de buscas. Autoridade significa que a marca têm relevância para uma determinada pesquisa.

Além disso, para o consumidor, os primeiros resultados de uma busca têm mais credibilidade. É uma forma de filtrar o que é relevante. Lembre-se que cerca de 70% de todos os cliques vão para os três primeiros resultados de uma pesquisa.

2. Atrair novos clientes

Com mais autoridade, o site ou perfil do Google Meu Negócio, por exemplo, vai receber mais acessos. Esse é o primeiro passo para atrair clientes nos arredores do seu negócio.

Além das visitas, uma característica das buscas locais é a integração com aplicativos de navegação, como o Waze e Google Maps por exemplo. Com o GMN, os resultados do Maps são mostrados no topo, oferecendo uma rota com base na localização do usuário.

O impacto do mobile nas buscas locais

No Brasil, mais da metade das pesquisas já é realizada via dispositivos móveis. Isso significa que o fator localização se tornou ainda mais essencial. Mesmo sem nenhuma menção geográfica nas pesquisas, os algoritmos podem ativar os resultados locais.

Tirando a discussão ao redor da privacidade de dados, a verdade é que o Google sabe exatamente onde o usuário está. Se o assunto é melhorar a experiência do usuário, é justo dizer que a localização do usuário é fator chave para isso.

Imagine viajar a Paris, por exemplo, e precisar de um hotel. Não precisa buscar por “hoteis em Paris”, afinal o Google sabe onde o usuário está e vai otimizar os resultados da sua pesquisa.

O que precisa ser feito?

Vale conferir uma lista com quatro formas de posicionar o negócio.

1. Prepare o site

Se tem um site, a primeira coisa a ser feita é prepará-lo para as buscas locais. Evitando a linguagem mais técnica, existem diversas tags e estruturas de informações que indicam aos algoritmos que o site é relevante para um determinado local.

Além do endereço, telefone e outras informações de contato, pode incluir alguns detalhes do local nos títulos e descrições das principais páginas do site.

Por exemplo, um restaurante em Moema, talvez o título da página inicial possa ser “Restaurante NomeDoNegócio | Moema – São Paulo”. Essa é uma forma simples de indicar ao Google que o negócio é relevante nessa região específica.

2. Use o Google Meu Negócio

Falando novamente do Google Meu Negócio e realmente ele será essencial para os resultados de SEO local. Precisa realizar o cadastro, confirmar através de um código que será enviado ao endereço e preencher todas as informações solicitadas.

Pode incluir fotos e vídeos, cadastrar produtos e serviços, criar uma descrição sobre o negócio, além de aproveitar todas as funcionalidades da plataforma, como receber mensagens e avaliações dos clientes.

É importante inserir o endereço do site no cadastro do GMN, isso vai contribuir para o posicionamento do site.

3. Faça parcerias com sites locais

O link building é uma das estratégias mais comuns para ganhos de autoridade em SEO. No caso das otimizações locais, pode fazer parcerias com sites e blogs relevantes na região que atua.

Existem diversos sites que agregam informações de negócios locais, essa é uma excelente maneira de mostrar aos buscadores que a empresa é relevante naquela região.

4. Crie conteúdos sobre assuntos locais

A produção de conteúdos pode ajudar tanto no SEO local quanto na tomada de decisão dos usuários. Faça um estudo das palavras-chave que os clientes buscam quando estão próximos do endereço. Use ferramentas como o Google Trends e SEMRush para isso.

Publique artigos, vídeos e infográficos sobre o mercado local no blog e no Google Meu Negócio.

Pronto para ser encontrado

Apesar de simples, o SEO local contempla dezenas de otimizações que, bem feitas, trazem grandes resultados para as empresas. Também vale lembrar que a todo momento surgem novas ferramentas e mudanças nos algoritmos, exigindo um trabalho constante por parte dos profissionais de marketing.

Website: https://zero11.com.br/

Share
Publicado por:

Recent Posts

Reputation Talks: evento aborda gestão de reputação

A Knewin, ecossistema completo para gestão de reputação, realiza no dia 3 de outubro, às…

3 meses atrás

Titulo da noticia para entrega de sprint 34

News title for sprint delivery 34 News title for sprint delivery 34News title for sprint…

11 meses atrás

Ssojioafgjojafjkasbngfoashuasgioasgfklj

JuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliao Cariani 3 é um cara muito legal foi Teste para o corpo 2 Teste…

11 meses atrás

Outro título Outro título Outro título

Quando pensamos em grandes marcas de diferentes segmentos, como Coca-Cola, Disney, Apple e McDonald’s, associamos…

12 meses atrás

Como usar o Google Trends para criar pauta?

As pautas, metaforicamente falando, são as sementes do texto jornalístico. Delas brotam as notícias que,…

2 anos atrás

Gestão eficiente da água é requisito básico para evitar a escassez

Apesar de, durante muitos anos, ter sido considerada um recurso natural infinito, há algumas décadas,…

2 anos atrás