Lageado – Rio grande do sul 10/7/2020 – Precisamos estar preparados e engajados com nossas empresas para que as tomadas de decisões sejam assertivas’’
Quedas nas demandas, paralisações e retomada: o segmento já pode respirar aliviado?
Segundo dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), durante a 11ª semana (de 25 a 31 de maio), o transporte de cargas caiu 39,69% em relação ao volume no período anterior à pandemia. Esse índice atingiu um máximo de 45,2% na 5ª semana de monitoramento, entre 13 e 19 de abril.
O empresário Lucas Scapini, diretor comercial do Grupo Scapini, avalia esse período como algo passivo de desenvolvimento e aprendizado. “Neste momento, muitas incertezas foram expostas, porém com muito crescimento pessoal e profissional. As empresas cresceram solidariamente, e o espírito de ajuda envolveu a todos. Apesar da distância, os profissionais buscaram um engajamento cada vez maior em suas empresas, com metas sendo batidas apesar de toda a dificuldade pandêmica’’, aponta.
Em momentos de crise, a presença de uma liderança estruturada torna-se essencial. É o momento em que eles aparecem para organizar, acalmar, estimular a equipe, combater o pânico e elevar a atenção, posição fundamental para conseguir uma movimentação favorável frente à imprevisibilidade do cenário.
Para Scapini, é possível manter a atitude de liderança em momentos como esses, sem muitas alterações na gestão. “Com certeza, aprimoramos muito nossa gestão nesse período, pois fortalecemos ainda mais nossos profissionais com treinamentos não somente de prevenção do vírus, mas de competências técnicas e de habilidades também’’, menciona.
Entretanto, o setor começou a dar sinais de recuperação no Brasil. Outra pesquisa, realizada pela NTC&Logística entre os dias 15 e 21 de junho, apontou uma retração significativa de 35,9% no volume de carga transportada, sinalizando uma forte tendência à diminuição dos dados nas próximas semanas e abrindo questionamentos sobre o novo normal e o modo como isso afetará as instituições.
Scapini analisa de maneira crítica este novo cenário. “Temos grandes desafios pela frente, com recessão e aumento de desemprego. Precisamos estar preparados e engajados com nossas empresas para que as tomadas de decisões sejam assertivas’’, explica.
E como será esse novo normal? Decisivo. “Sim, teremos mudanças. As empresas vão pensar mais para as tomadas de decisões. Creio que aumentará o número de profissionais em home office nas corporações’’, completa Lucas.
Sobre Lucas Scapini
Lucas Scapini é um experiente empresário do ramo do Transporte. É o Diretor Comercial do Grupo Scapini, acumulador de grandes conquistas e também, detentor de outros negócios. Diretor Efetivo do Setcergs, Lucas também integra o Núcleo da COMJOVEM de Porto Alegre, agregando ao time de jovens empresários que lideram com excelência suas empresas.
A Knewin, ecossistema completo para gestão de reputação, realiza no dia 3 de outubro, às…
News title for sprint delivery 34 News title for sprint delivery 34News title for sprint…
JuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliao Cariani 3 é um cara muito legal foi Teste para o corpo 2 Teste…
Quando pensamos em grandes marcas de diferentes segmentos, como Coca-Cola, Disney, Apple e McDonald’s, associamos…
As pautas, metaforicamente falando, são as sementes do texto jornalístico. Delas brotam as notícias que,…
Apesar de, durante muitos anos, ter sido considerada um recurso natural infinito, há algumas décadas,…