Belo Horizonte-MG 18/5/2020 – “Para a empresa excelente, a inovação é a única coisa permanente”. Tom Peters.
A open innovation (inovação aberta) atua como uma ponte entre equipes internas e as redes, comunidades e organizações externas trazendo novas ideias e soluções para as organizações que compartilham talentos e habilidades internas com uma rede ampla de pesquisadores independentes de qualquer lugar do mundo.
Uma Open Innovation Community (comunidade vocacionada ao desenvolvimento da inovação aberta) pode ser classificada como uma “organização caórdica”, termo criado por Dee Hock, Fundador e Ex-CEO da rede VISA e refere-se a um sistema organizacional que combina de forma harmoniosa características da ordem e do caos.
Gerente de Desenvolvimento e Negócios da Inocrowd, o Economista Diercio Ferreira descreve que “a open innovation community se utiliza do crowdsourcing (conhecimento originado na multidão) para permitir que a inovação floresça em um ambiente caótico e complexo, alcançando um equilíbrio entre a ordem e o caos”.
Empresas transnacionais como a General Eletric, 3M, NASA, Avon, Boeing, Coca-Cola, Volkswagen, Facebook, Apple, Google, Amazon, Booz Allen Hamilton e GSK (Glaxo Smith Kline) aderiram definitivamente à inovação aberta para permanecerem competitivas, inovadoras e relevantes.
Vantagens das comunidades de inovação aberta
1. Acessar novos talentos
O Prof. Henry Chesbrough (criador da teoria open innovation) cita que “nem todas as pessoas inteligentes do mercado, trabalham em sua empresa”.
A open innovation (inovação aberta) atua como uma ponte entre equipes internas e as redes, comunidades e organizações externas trazendo novas ideias e soluções para as organizações que compartilham talentos e habilidades internas com uma rede ampla de pesquisadores independentes de qualquer lugar do mundo.
2. Reduzir custos
A open innovation ajuda as empresas a reduzir custos com P&D e economiza um tempo precioso criando uma comunicação aberta e contínua com a comunidade, a fim de melhorar produtos, processos e serviços da empresa.
3. Acelerar o tempo de colocação de produtos e serviços no mercado
Abrir os desafios da inovação para a comunidade online ajuda as organizações a poupar meses ou quiçá anos tentando encontrar a melhor solução para um problema organizacional através da inovação interna.
Ao acessar uma rede enorme de investigadores independentes (solvers), o deadline (prazo final) para que organizações encontrem soluções inovadoras em uma comunidade de inovação eficiente como a Inocrowd é muito curto fornecendo um grande diferencial competitivo para as organizações.
4. Aumentar a diferenciação de mercado
Através da comunidade de inovação as empresas podem identificar novas oportunidades para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos, identificando novas tendências de mercado e alinhando a produção de acordo com estas tendências.
5. Gerar novos fluxos de receitas
Participar da comunidade de open innovation é o caminho mais rápido para economizar o recurso mais precioso das empresas: o tempo.
A velocidade no lançamento de novos produtos e serviços no mercado proporcionado pela inovação aberta contribui para a geração de novos fluxos de receitas no caixa.
6. Criar vantagem competitiva
Um dos argumentos do Professor Henry Chesbrough é que a inovação aberta é uma das formas de escapar do que ele chama “armadilha das commodities“. Economias da União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos e do Brasil se veem incapacitadas de competir com os custos de fabricação da Índia ou da China.
A adoção da modelagem da inovação aberta pode ajudar as empresas a criar valor através da inovação, garantindo novos postos de trabalho em vez de apertar custos em detrimento da qualidade ou reduzir margens com mais força que a concorrência.
7. Mitigar o risco da inovação
Pela redução dos custos com inovação, a open innovation permite que as empresas expandam a variedade de ideias, oportunidades e know-how, minimizando os riscos técnicos e de mercado associados à inovação.
8. Evoluir o modelo de negócios
A open innovation impulsiona o modelo de negócios das empresas em resposta às mudanças no mercado, por meio da concatenação de ideias externas e internas.
Inocrowd – Uma comunidade ampla para a inovação
Soraya Gadit CEO da Inocrowd afirma que “a Inocrowd é uma grande comunidade de open innovation que após atingir 1,6 milhões de investigadores (solvers) conectados precisou adicionar à plataforma Artificial Intelligence e Machine Learning pela necessidade de conectar-se às entidades parceiras e a uma rede de solucionadores com elevada dispersão para solucionar os desafios inovativos”.
Gerenciar uma comunidade de talentos humanos complexa e diversificada exige a união de habilidades humanas e tecnológicas para responder de maneira consistente aos desafios da inovação que são alocados na plataforma da Inocrowd.
O prazo para identificar soluções inovadoras pela Inocrowd varia entre 4 (quatro) a 6 (seis) semanas com taxa de sucesso de 95% (noventa e cinco por cento) contribuindo com expressiva redução de custos e mitigação do risco da inovação para as organizações que necessitam prosperar neste cenário conturbado pelos impactos da pandemia de Covid-19.
Segundo Soraya Gadit “empresas de todos os portes aprenderam que boas ideias, práticas e soluções podem surgir fora dos limites de seu ambiente interno para que possam usufruir do que melhor existe em termos da pesquisa científica gerada nas melhores universidades e institutos de pesquisa no mundo”.
Entre as parcerias formatadas pela Inocrowd estão importantes instituições como a Harvard University, NASA, University of Tokio, Oxford University, Wiezmann University, ESA – Agência Espacial Europeia, MIT – Massachusetts Institute of Technology, Stanford University, Universidades Portuguesas, entre outras importantes universidades e institutos de pesquisa na Ásia, Oriente Médio, Estados Unidos e Europa.
Compõe a carteira de clientes da Inocrowd empresas como a Volkswagen Autoeuropa, NASA, Sonae Indústria, Lockheed Martin, Deutsche Telekom, Bosch Europa, NOS Telecom, General Electric, Aeroportos de Portugal, The Navigator Company, entre outras empresas.
O legado do trabalho da Inocrowd para o desenvolvimento empresarial é a sua contribuição para acelerar processos inovadores e a capacidade competitiva das empresas que desejam somar seus esforços de P&D à sua rede de pesquisadores.
Website: https://inocrowd.com.pt
A Knewin, ecossistema completo para gestão de reputação, realiza no dia 3 de outubro, às…
News title for sprint delivery 34 News title for sprint delivery 34News title for sprint…
JuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliao Cariani 3 é um cara muito legal foi Teste para o corpo 2 Teste…
Quando pensamos em grandes marcas de diferentes segmentos, como Coca-Cola, Disney, Apple e McDonald’s, associamos…
As pautas, metaforicamente falando, são as sementes do texto jornalístico. Delas brotam as notícias que,…
Apesar de, durante muitos anos, ter sido considerada um recurso natural infinito, há algumas décadas,…