Rio de Janeiro/RJ 4/3/2021 –
Seguindo a tendência do mercado de educação a distância, start-ups focadas em tecnologia para a educação criam soluções que atendam às demandas de estudantes e instituições de ensino
A pandemia de coronavírus impôs uma readaptação global para a rotina de todo o mundo. A rotina de trabalho, estudos e até as atividades de entretenimento e lazer são realizadas em plataformas digitais, tornando ainda maior a demanda do uso de computadores, smartphones e tablets.
Quando o assunto é educação, os números e a tendência do mercado são ainda mais promissores para a internet. Os dados do último Censo da Educação Superior de 2019, que foi divulgado em outubro/20 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontou que de cada dez estudantes que se matriculam em cursos de ensino superior, quatro optam pela modalidade à distância. O número de matrículas em EaD representava 16,1% das matrículas em 2009. Em 2019 o número já representava 43,8% dos novos estudantes que ingressam na graduação.
Além da própria modalidade de ensino virtual ser destaque desde o início da pandemia, as companhias que se dedicam a produção de plataformas, softwares e soluções modernas para estudantes, professores e instituições de ensino também ocupam um importante lugar de destaque. É possível destacar a presença da ‘Aprende e Passa’, edtech que oferece um sistema voltado para as instituições de ensino e que é capaz de facilitar a realização de aulas pela internet. Segundo a página oficial da empresa, em só um sistema integrado é possível reunir uma sala de aula virtual, ferramentas para a disponibilização de material didático, tarefas, provas e o completo gerenciamento das atividades pedagógicas de cada aluno.
Segundo Fabio Ferreira, criador da plataforma e atuante no setor de Educação desde 2005, o ‘Aprende e Passa’ é um auxiliar completo e eficiente para administrar instituições de ensino de diferentes complexidades, tamanhos e demandas. Ele acrescenta que a equipe de desenvolvimento empenhou todos os recursos digitais possíveis e que são “tão necessários neste momento em que a pandemia de covid-19 alterou profundamente o dia a dia de estudantes e educadores.”
Fabio comenta os principais destaques da plataforma e que são controlados pelo professor durante toda a ministração do conteúdo. Segundo o empresário, o docente transmite sua imagem e áudio, pode compartilhar sua tela ou apresentações, usar a lousa digital, integrar tarefas e provas e enviar arquivos. “Os alunos acompanham tudo, podem mandar mensagens e, quando precisam tomar a palavra, usam o botão de “levantar a mão”” acrescenta. As regras são as mesmas da sala de aula física: todos devem ficar atentos para confirmar sua presença periodicamente e quem perder a aula ou quiser revisá-la, porém, pode ter acesso às gravações.
Há ainda, para cada disciplina, uma página de apoio aos estudos, com várias seções, incluindo uma exclusiva para materiais didáticos e links para conteúdos externos. Outra área dedicada para tarefas, como testes e avaliações, permite que os professores encaminhem diferentes tipos de atividades e questionários, inclusive com prazo e nota, e os façam a entrega e recebam o resultado diretamente do seu canal virtual.
“O ambiente virtual de uma escola, universidade, curso ou qualquer instituição que utiliza o ‘Aprende e Passa’ é exclusivo e personalizado. A coordenação, ou qualquer responsável, tem autonomia para cadastrar seus professores e alunos, organizar turmas, agendar aulas e acompanhar o andamento de tudo, com acesso a dados de participação nas aulas e atividades. Quando for preciso, podem contar com o suporte da empresa.” finaliza Ferreira.
Aulas particulares
A companhia lançará, em breve, uma plataforma para conectar professores e estudantes para lições privadas de reforço escolar, ideal para os pais que andam em apuros para ajudar os filhos em casa com os estudos. Os alunos poderão buscar o professor ideal para agendar ou realizar uma aula imediata na sala de aula virtual e com pagamento via cartão de crédito. Já quem tiver interesse em lecionar através de aulas particulares pode se inscrever para integrar a comunidade de educadores obter uma renda extra.
O idealizador
O Aprende e Passa nasceu das experiências profissionais e pessoais do empresário Fabio Ferreira, do Rio de Janeiro. Ele atua no setor de Educação desde 2005, quando fundou uma escola com cursos técnicos e ensino para jovens e adultos, hoje presente em 14 cidades. Em 2018, ao perceber que certos serviços digitais poderiam facilitar a vida escolar dos dois filhos adolescentes, começou a dar forma ao projeto.
Fabio começou a empreender cedo, aos 12 anos, e já passou por diversas atividades. Hoje, aos 47, formado em Gestão Ambiental e Pedagogia, ele também integra o Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e atua nos ramos hoteleiro, alimentício e de restaurantes.
Serviço:
Tel.: (21)99566-1406
E-mail: info@aprendeepassa.com.br
Website: https://aprendeepassa.com.br
A Knewin, ecossistema completo para gestão de reputação, realiza no dia 3 de outubro, às…
News title for sprint delivery 34 News title for sprint delivery 34News title for sprint…
JuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliao Cariani 3 é um cara muito legal foi Teste para o corpo 2 Teste…
Quando pensamos em grandes marcas de diferentes segmentos, como Coca-Cola, Disney, Apple e McDonald’s, associamos…
As pautas, metaforicamente falando, são as sementes do texto jornalístico. Delas brotam as notícias que,…
Apesar de, durante muitos anos, ter sido considerada um recurso natural infinito, há algumas décadas,…