Campo Grande, MS 29/1/2021 – Pesquisas indicam que a crise ajudou até o público de gerações mais antigas, com 43% das pessoas com mais de 65 anos realizando compras online em 2020
Pessoas de todas as faixas de idade e de diferentes gerações estão migrando para um consumo cada vez mais centrado no mundo online. Para empresas e gestores esse é sinal de uma nova era, que exige soluções de conveniência, estrutura tecnológica e foco na qualidade do atendimento.
A pandemia ajudou a acelerar um processo que já estava em curso: a digitalização crescente de ações cotidianas, especialmente a compra de produtores dos mais variados nichos. De fato, pesquisas indicam que a crise ajudou até o público de gerações mais antigas, com 43% das pessoas com mais de 65 anos realizando compras online em 2020.
Demandas relacionadas à conveniência e à segurança dos ambientes digitais também foram impulsionadas durante a crise. Enquanto empresas sofriam para gerenciar o relacionamento com fornecedores e garantirem os estoques mesmo em países em lockdown, outras foram levadas a criar políticas de segurança digital do dia para a noite, já que os conjuntos de dados tornaram-se mais valiosos e atraíram ataques de hackers e sequestradores de dados.
A aceleração súbita da digitalização está tornando-se uma espécie de divisor de águas entre empresas que estão investindo em inovações tecnológicas e na cultura de trabalho e as que acreditam em um mundo pós-pandemia que simplesmente retorne ao modus operandi de 2019.
Abaixo, encontram-se listado algumas das principais inovações tecnológicas que podem participar dos ecossistemas empresariais em 2021.
Novas formas de pagamento online
Especialmente as novas gerações, que já nasceram em um mundo conectado, esperam que as transações financeiras e compras ocorram de forma fluida e facilitada. A vivência no mundo digital e a velocidade dos downloads diferenciam a percepção desse público de quem viveu em décadas passadas, aguardando produtos chegarem em lojas e a lentidão das importações.
Hoje, o público requer atendimento de qualidade, conhecimento do histórico do cliente para atendimento personalizado e uma experiência de compra com o mínimo de fricção. Por isso, encontrar formas de pagamento simplificadas tornou-se uma demanda de alta importância, especialmente para empresas que atuam no varejo online.
No Brasil, o PIX, um sistema de Banco Central posto em funcionamento em Novembro de 2020, ajudou no processo, facilitando pagamentos por depósito ou transação financeira entre bancos e a adição de taxas. No entanto, tendências impulsionadas pelos mercados na China e na Europa são norteadas por formas de pagamento digital que superam as tradicionais opções de “crédito” e “débito” em cartões bancários.
Novidades nesse ramo incluem carteiras digitais mais dinâmicas, mecanismos de pagamento posterior à compra e até mesmo soluções de pagamento via Facebook ou WhatsApp, além de modernizações em ferramentas como o PayPal e o uso de QR Codes.
Atendimento e suporte de qualidade
A experiência do cliente é um dos pilares da revolução tecnológica e isso torna-se ainda mais importante no cenário de retomada das empresas. Com o público mais exigente e demandando velocidade e personalização, empresas que não conseguirem acompanhar os preceitos da transformação digital poderão ficar em desvantagens competitivas.
O uso de plataformas de gestão integradas, seja para relacionamento com os clientes ou para a gestão de fornecedores, transformou-se em uma das tendências para a organização e criação de uma operação inteligente. Desde empresas de varejo, até hospitais privados e escolas podem contar com bancos de dados que utilizam ferramentas de Inteligência Artificial para reconhecer o padrão de comportamento e gerar insights para a tomada de ação.
Ainda assim, análises recentes demonstram que a imprevisibilidade das demandas pós 2020 serão motivo de atenção dedicada às empresas. A gestão de estoque e o cuidado com os fornecedores será uma área crucial, já que fatores geopolíticos, produtos e categorias de diferentes segmentos dificilmente voltarão a ser como no período pré-pandemia.
Nesse sentido, as empresas precisam preparar-se para tomar ações concretas de maneira rápida e organizada, gerando redes de cooperação e compartilhando boas práticas. O uso de bancos de dados de fornecedores pré-cadastrados, por exemplo, pode ser uma peça essencial para lidar com demandas surpresas ou mesmo com restrições de compras advindas de determinadas regiões.
Digitalização e simplificação de contratos e acordos
Com todo o cenário complexificado e digitalizado do mundo pós-covid, soluções práticas e acessíveis para comunicação e fechamento de negócios são imprescindíveis. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) aciona um papel regulatório importante no processo, exigindo que empresas modernizem a forma como lidam com as informações de seus clientes e empresas parceiras.
O mundo dos contratos e das assinaturas eletrônicas também deve ser dinamizado por soluções inovadoras. Uma delas é a BeSign, uma solução da empresa brasileira que promete ser a primeira a conduzir a assinatura de documentos 100% via WhatsApp. Além de agilizar o fechamento de acordos simples, o esquema é acessível e de fácil aprendizado, utilizando uma plataforma de amplo acesso e abarcando gerações menos familiarizadas com outras áreas da era digital.
A BeSign demonstra que o passo a passo para modernizar a relação entre empresas e com o consumo pode ser acessível até mesmo para empresas pequenas e médias, que muitas vezes encontram dificuldades para acompanhar a velocidade demandada pela transformação digital. A ferramenta também é interessante para acordos interpessoais ou para garantir que o aceite de condições contratuais seja realizado de forma simples e de acordo com os preceitos legislativos.
Em muitos sentidos, os desafios do futuro próximo serão enfrentados principalmente por formas inovadoras de utilizar os dados e de transformar a tecnologia em uma forma de aproximar as pessoas de seus objetivos.
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