Ao escrever um artigo para o seu blog, a organização do seu conteúdo é vital, para que você possa ter êxito em sua publicação. Você pode escrever excelentes artigos, mas se o seu leitor e visitante não tiver uma navegabilidade fácil, melhor dizendo, um índice, para ele localizar a informação desejada rapidamente, com certeza, ele deixará a sua publicação.
Neste artigo, você aprenderá como fazer um índice para navegação interna em seu blog e facilitar a vida do seu visitante, utilizando links âncora.
Um link âncora redireciona para outro trecho do seu artigo dentro da mesma página. O objetivo desse tipo de link é permitir a navegação interna de uma página web, como foi dito anteriormente. Sendo muito utilizado quando o texto do nosso artigo é extenso, facilitando a navegação do usuário pelos trechos da nossa publicação.
Ele pode ser utilizado em subtítulos, imagens, listas, parágrafos, enfim, você poderá utilizar em qualquer tag HTML do seu blog.
Exitem várias maneiras de você fazer um índice, estilo sumário, para o seu blog, neste artigo, vamos destacar duas formas de fazer uma navegação interna:
Eu, particularmente, só “meio antigo” e prefiro criar índices para páginas web, manualmente. Por quê? Mesmo utilizando o WordPress, com inúmeros plugins para tal finalidade, fazendo dessa maneira, acaba sendo mais “vantajoso”, para o nosso site. Principalmente, se o objetivo é mantermos a nossa página de internet rápida. O excesso de plugins e seus scripts, acaba prejudicando o desempenho e a performance do nosso site. Por isso, a minha preferência é fazer uso do bom e velho HTML.
Geralmente, as tags mencionadas acima, principalmente os <h1>, <h2>, <h3>, … que são tags de cabeçalhos ou subtítulos, são as mais utilizadas para essa finalidade. Vamos supor que você localizou uma tag HTML de cabeçalho, de nível 03 (<h3>). Ela que inicia o bloco de texto desejado para “levar” o visitante do seu blog até aquele conteúdo, ao clicar em seu índice. Simplesmente, adicione o atributo “id”, conhecido como identificador exclusivo, da seguinte forma, dando um nome a ele:
Onde, o “nome-da-ancora” é o identificador criado por você, com aspas (“….”). Como “nome-da-ancora”, procure usar palavras relacionadas ao seu próprio subtítulo. Se você tiver uma tag de cabeçalho de nível 02, com o subtítulo: “A Copa do Mundo é Nossa”, então o seu id, poderá ser:
No identificador (id), não utilize espaços, caracteres especiais (@, #, %, …), pontuação (., ?, !, …), cê-cedilha (ç). Resumindo, utilize apenas letras e números. Na pior das hipóteses, pode-se utilizar o hífen (-). Para cada identificador, independente da tag HTML, nunca utilize o mesmo nome.
Caso você tenha mais cabeçalhos ou outras tags HTML, simplesmente, siga o exemplo abaixo:
Uma vez preparada a âncora do nosso blog, agora é a vez de concluirmos o nosso índice, linkando as âncoras.
O uso da cerquilha (#) é para indicar que é um link interno. Dessa forma, como exemplo, o link completo do seu índice será: “www.meusite.com.br/minha-publicacao#nome-da-ancora”.
Para finalizar o nosso sumário, entre novamente em modo texto e edite a região do índice criado, conforme o exemplo abaixo, em seu código HTML:
<!– Início Sumário –>
<div style=”background-color: #f3f3f3; border-style: solid; border-width: 1px;line-height: 35px;”>
<!– Início da DIV, com formatação de: cor de fundo, bordar, espessura da borda e espaçamento entre linhas –>
<nav>
<!– tag HTML nav, indica que é uma seção de navegação –>
<ul>
<!– Início dos links internos –>
<li style=”list-style-type: none; font-weight: bold;”>Sumário</li>
<li style=”list-style-type: none;”><a href=”nome-da-ancora-01″>Texto do Cabeçalho 01</a></li>
<li style=”list-style-type: none;”><a href=”nome-da-ancora-02″>Texto do Cabeçalho 02</a></li>
<li style=”list-style-type: none;”><a href=”nome-da-ancora-03″>Texto do Cabeçalho 03</a></li>
<li style=”list-style-type: none;”><a href=”nome-da-ancora-04″>Texto do Cabeçalho 04</a></li>
<!– Fim dos links internos –>
</ul>
<!– Fim da tag de navegação –>
</nav>
<!– Fim da DIV de formatação –>
</div>
<!– Fim Sumário –>
Ao final, o seu índice, terá a aparência abaixo. Obviamente, ele deverá estar no início do seu artigo.
Para fazermos o nosso índice automaticamente o procedimento é bem simples, conforme os passos abaixo:
O plugin possui outras configurações, mas apenas isso, já resolve. Ou seja, fazendo a instalação e o ativando.
Lembrando que o plugin não é atualizado há algum tempo, onde, você poderá ter algum tipo de incompatibilidade, ao fazer o seu sumário automaticamente, utilizando o Table of Contents Plus.
Quer aprender como criar e gerenciar um site usando o WordPress, consulte as nossas aulas particulares (Grande São Paulo) e cursos online de WordPress.
Bem é isso. Seu blog já tem um índice de navegação para os seus leitores? Gostou da nossa dica? Curta a nossa página nas redes sociais e compartilhe o nosso artigo.
A Knewin, ecossistema completo para gestão de reputação, realiza no dia 3 de outubro, às…
News title for sprint delivery 34 News title for sprint delivery 34News title for sprint…
JuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliao Cariani 3 é um cara muito legal foi Teste para o corpo 2 Teste…
Quando pensamos em grandes marcas de diferentes segmentos, como Coca-Cola, Disney, Apple e McDonald’s, associamos…
As pautas, metaforicamente falando, são as sementes do texto jornalístico. Delas brotam as notícias que,…
Apesar de, durante muitos anos, ter sido considerada um recurso natural infinito, há algumas décadas,…