Talvez, você esteja perguntando: “Por que eu deveria fazer um plano de aula?“. Na verdade, a resposta é bem simples. Por mais que você possa ter conhecimentos em informática ou em qualquer outra disciplina, o ideal é organizar as suas idéias para um melhor aproveitamento das suas aulas e manter o interesse dos seus alunos.
Na área de aprendizado em informática, muitos instrutores e professores possuem dúvidas e, até mesmo, desinteresse em elaborar um plano de aula. Isso, pode acontecer por inúmeros fatores e um deles, com toda a certeza, é a falta de conhecimento na área pedagógica.
Inclusive, muitas escolas de informática e de cursos livres, até possuem os seus coordenadores pedagógicos, mas na verdade, muitos deles não possuem uma formação específica na área. Portanto, torna-se difícil, a própria instituição avaliar as necessidades dos alunos.
Profissionais da educação, de um modo geral, que planejam as suas aulas de forma antecipada, com toda a certeza, terão maiores chances de promoveram o aprendizado de seus alunos e evitar eventuais aulas monótonas, desinteressantes e, é claro, sem nenhum tipo de organização evidente.
E, isso, de fato, é um dos maiores problemas para que, posteriormente, ocorra falta de interesse, evasão escolar e nos cursos livres, principalmente, um futuro cancelamento.
Por isso, você aprenderá como fazer um de plano de aula que facilitará não somente as suas aulas de informática, como também, qualquer outra disciplina. Navegue pelo menu abaixo e vá direto ao assunto desejado:
Plano de aula é o planejamento realizado pelo professor ou instrutor do conteúdo a ser ministrado em sala de aula. Seu objetivo é organizar as suas aulas, bem como, usá-lo como um instrumento de avaliação dos seus alunos. Dessa forma, será possível conhecê-los melhor, bem como, identificar eventuais problemas para que não ocorra uma evasão ou um cancelamento.
Inclusive, um plano de aula, inegavelmente, facilita ministrar aulas para turmas mistas de: crianças, adolescentes, adultos e idosos e, também, com níveis de conhecimentos diferenciados em informática.
O plano de aula é ideal tanto para professor veteranos como, também, iniciantes com a finalidade de organizar e planejar de forma adequada, as suas aulas. E, é válido para todas as disciplinas, não somente para cursos de informática, conforme o título do nosso artigo.
Antes de elaborar um plano de aula, você precisará ler o conteúdo a ser ministrado, por mais que você tenha conhecimento do assunto, não tenha preguiça, leia. Essa leitura é fundamental para conhecer o conteúdo das aulas a serem ministradas e ajudar a desenvolver o seu plano de aula, corretamente, minimizando eventuais surpresas.
Ao fazer o seu planejamento de aulas, seja objetivo e saiba identificar, também, as principais características dos seus alunos.
Uma vez que você conheceu o conteúdo das suas aulas, agora é, de fato, desenvolver o seu plano de aula de informática, seguindo a estrutura abaixo:
Uma vez criada a estrutura acima, com toda a certeza, ficará muito mais fácil organizar as suas aulas de informática, bem como, poder intervir com o objetivo de reter os alunos em sala de aula.
Não se esqueça que, caso seja a sua primeira aula apresente-se aos seus alunos e peçam aos mesmos que o façam, também. Inclusive, tente conhecê-los fazendo eventuais perguntas para que você possa ter noção das reais dificuldades e necessidades deles, em relação a disciplina a ser ministrada.
Apresente a sua metodologia de aula e um breve resumo do que eles estarão aprendendo ao longo de sua formação.
Se possível, informe todos os departamentos da instituição, para que os alunos saibam a quem procurar no futuro, em caso de alguma dificuldade ou eventualidade. Dessa forma eles terão uma segurança maior em relação ao profissional e a própria instituição.
Defina qual o objetivo da aula a ser ministrada. Dessa forma, será possível apresentar tanto para os alunos, como para você quais serão os passos a serem realizados durante a aula. Não esqueça de levar em consideração os diferentes níveis de conhecimento e a faixa etária de cada aluno. Dessa forma, será possível definir melhor qual a melhor estratégia de aprendizado para eles.
Uma vez definido os objetivos da aula, torna-se fácil organizar o conteúdo e planejar todos os tópicos a serem abordados. Estabeleça um limite de tempo para cada assunto, inclusive, para os exercícios e revisões. Seguindo os passos abaixo:
Para um melhor controle de suas aulas, com toda a certeza, você terá que informar em seu plano de aula, a duração de cada tópico a ser abordado. Dessa forma, você terá um melhor controle do conteúdo, tornando as suas aulas extremamente organizadas.
A metodologia de ensino é extremamente importante. Não deixe de informar aos seus alunos qual o seu procedimento didático. Pois, dessa forma, eles saberão, antecipadamente, como proceder em sala de aula e em eventuais tarefas fora dela.
Com toda a certeza, a forma como será apresentado o conteúdo das aulas é uma forma dos alunos o conhecerem e evitar ausências e, principalmente, cancelamentos.
Em seu plano de aula, mencione os recursos a serem utilizados. E não esqueça de verificar, antecipadamente, se a sua instituição de ensino possui os materiais necessários para a realização da sua aula. Isso, também faz parte da organização das suas aulas.
Inclusive, no plano de aula, você deve sempre avaliar a evolução dos seus alunos. Dessa forma, você terá noção de quais as dificuldades encontradas por eles, bem como, saberá se a sua metologia de ensino está como planejado.
Caso o resultado não tenha sido o esperado, inegavelmente, você possivelmente deverá alterar a sua metodologia, bem como, os materiais e, talvez,a linguagem usada em sala de aula.
Não tenha medo se algo der errado, pois somente assim, com toda a certeza, você conseguirá extrair o máximo dos alunos e consequentemente, de si próprio. Ouse sempre!
Não esqueça de anotar as suas fontes de referências para planejar as suas aulas. Isso, inegavelmente, será muito importante, para o planejamento das próximas aulas, bem como, usar como um material de estudo constante para você.
Faça um resumo de tudo o que foi visto em aula, reforçando a importância da próxima aula.
Para fazer o download do plano de aula, selecione uma das opções abaixo:
Ao realizar todos os procedimentos acima, inegavelmente, você tornará as suas aulas muito mais atrativas, bem como, conseguirá prender a atenção do aluno. E, melhor ainda, conseguirá promover o aprendizado dele, evitando também, uma eventual evasão da sua disciplina.
Vale lembrar, que a estrutura do nosso plano de aula, é válido para todas as disciplinas, não somente para cursos livres de informática.
E você, já fez um plano de aula, anteriormente? Conte-nos um pouco da sua experiência.
Gostou do nosso artigo, “Como fazer um plano de aula de informática“. Deixe o seu comentário, curta a nossa página e compartilhe nas redes sociais.
A Knewin, ecossistema completo para gestão de reputação, realiza no dia 3 de outubro, às…
News title for sprint delivery 34 News title for sprint delivery 34News title for sprint…
JuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliao Cariani 3 é um cara muito legal foi Teste para o corpo 2 Teste…
Quando pensamos em grandes marcas de diferentes segmentos, como Coca-Cola, Disney, Apple e McDonald’s, associamos…
As pautas, metaforicamente falando, são as sementes do texto jornalístico. Delas brotam as notícias que,…
Apesar de, durante muitos anos, ter sido considerada um recurso natural infinito, há algumas décadas,…
Visualizar comentários
Olá! Boa noite! Tudo bem Reginaldo? Então, será minha primeira experiência como instrutor de informática. Eu realmente estou bem perdido, já que nunca dei aula para alguma turma e sim expliquei para as pessoas alguma coisa. Contudo, eu gostei muito desse conteúdo. Pois, ele me deu uma luz como eu posso me orientar a ajudar os alunos a conseguirem o melhor de si. Muito obrigado e sucesso para você.
Ficamos felizes dessa sua primeira experiência. Com certeza, no início bate aquela ansiedade, depois, com o transcorrer das aulas as coisas vão ficando do nosso jeito.