Atualmente, ter um site na primeira página da busca orgânica do Google é a melhor forma de divulgar a sua marca, prestação de serviço ou o seu negócio na internet.
Além disso, você ganha credibilidade e um excelente incentivo para gerar visitas gratuitas e atrair um grande tráfego para o seu site, de forma segmentada. Sendo ideal, inclusive, para impulsionar e consolidar a sua marca na web.
Portanto, caso você tenha um site corporativo, ter o site da sua empresa na primeira página do Google, com toda a certeza, aumentará a exposição da sua marca na internet, organicamente, sem custo algum.
Mas, como é possível fazer um site aparecer nas primeiras posições das pesquisas Google? Bom, se você pesquisou como anunciar e colocar seu site na primeira página do Google sem pagar nada e chegou até nós, é porque podemos ajudar.
Inclusive, para que você possa acompanhar o desempenho da sua página web na internet, em especial, no Google, aprenda como cadastrar o seu site no Google Search Console e enviar a sua página e anunciar gratuitamente na internet.
Abaixo, você terá 10 dicas de Como aparecer na primeira página do Google gratuitamente.
Sabemos a importância de ter um site no topo das buscas, por isso, para que seu site aparece nas primeiras posições do Google, relacionamos abaixo, o mínimo que você deverá fazer para conquistar esse objetivo. Confira nossas 10 dicas de como fazer seu site aparecer na primeira página do Google.
As dicas acima, são informações rápidas que você poderá realizar em sua página web e melhorar o posicionamento nas buscas Google. Para melhorar ainda mais a visibilidade do seu site navegue no sumário abaixo e saiba o que você irá encontrar neste artigo, para ter êxito e fazer o anúncio do seu site aparecer gratuitamente nas primeiras posições do Google:
Você sabia que apesar de ser um desejo de 11 a cada “10” donos de sites, muitos ainda ignoram a pesquisa orgânica na internet? Eles acreditam que o fato de ter um site e, simplesmente, divulgá-lo boca a boca, já está de bom tamanho.
Algumas pessoas não se preocupam em realizar a otimização do seu site, por acreditar ser, totalmente, desnecessário. Mas, como você está aqui, com toda a certeza, deve saber que otimizar um site é muito mais do que necessário, é essencial. Principalmente, tratando-se de estar nas primeiras posições Google.
Ter um anúncio e aparecer na primeira página das pesquisas, do Bing, Yahoo e, principalmente, o Google, gratuitamente, é sinônimo de sucesso e de muitas visitas na internet. Esses sistemas de pesquisas online, são as maiores vitrines quando o assunto é “fazer pesquisas na internet“. Vale lembrar, que uma busca orgânica é responsável por mais de 33% dos acessos na web e estar na primeira página, representa 85% do tráfego dos sites.
Geralmente, quando o usuário faz uma pesquisa na internet, poucas vezes ele avança para a segunda página. Imagine então, os sites que estão “mais distantes”, será que eles serão encontrados? Sendo assim, é extremante importante, estar bem posicionado nos resultados das pesquisas orgânicas, com as suas principais palavras chaves.
E, para que a sua página web tenha muitos acessos, ela deve ser encontrada e, consequentemente, ser vista nas primeiras posições dos buscadores. Mas, para que isso aconteça, são necessárias algumas regras que irão lhe auxiliar nesse posicionamento. Mas, como isso é possível?
Possivelmente, o seu site ou da sua empresa já estão na busca orgânica do Google. Para confirmar de fato, simplesmente, siga os passos abaixo:
Caso a sua página seja exibida no resultado de pesquisa, significa, que sim, ela já está no Google. O que falta, na verdade, é otimizá-la para que a mesma seja encontrada pelas suas palavras chaves.
Pode acontecer, também, dela não ser exibida. Nesse caso, haverá a necessidade de “informar” ao Google, que você deseja fazer com que o seu site ou o da sua empresa apareça nos resultados de pesquisas.
Isso, é claro, não significa posicioná-lo na primeira página, apenas cadastrá-lo. Para saber como fazer seu site ou o da sua empresa aparecer no Google, clique aqui e siga o nosso passo a passo e saiba como anunciar no Google gratuitamente.
Nas próximas linhas deste artigo, não esqueça que você terá a fórmula “mágica” de fazer o seu anúncio gratuito na primeira página do Google, podendo inclusive, aparecer em primeiro lugar nas pesquisas do buscador com o seu conteúdo digital.
Quando falamos em estar presente na internet e aparecer na primeira página do Google, com toda a certeza, vem a seguinte pergunta: “Mas, quanto custa na verdade aparecer na primeira página do Google?“. Na verdade, estar presente nas primeiras posições da busca orgânica do Google, é grátis. De fato, não há nenhum custo para isso.
Para que isso seja possível, você terá que investir os seus melhores esforços de concentração, paciência e tempo. Dessa forma, para alcançar o topo do Google e as suas primeiras posições, o investimento a ser realizado, caso não queira uma consultoria SEO especializada para isso, dependerá de quanto vale o seu tempo e dedicação para fazer seu site estar na primeira página do Google. Nessa caso, acreditamos que você sabe o quanto poderá custar esses esforços, não é mesmo?
Segundo a Netcraft, existem mais de 1.000.000.000 de sites. É claro, nem todos abordam o mesmo assunto e, também, não tem a mesma qualidade, seja de conteúdo, layout, performance e etc. Para que o Google possa posicionar um determinado site, simplesmente, ele faz um leilão. Dessa forma, diversos fatores estão envolvidos e você conhecerá alguns deles ao longo da nossa publicação, que poderão colocá-lo em destaque na internet.
Na verdade, temos uma guerra silenciosa travada, onde bilhões de sites desejam o mesmo objetivo, alcançar a primeira página do Google e por que não, o primeiro lugar?
Após os dados acima, você deve fazer estar se perguntando: Existem muitos sites, será que é possível ter um anúncio grátis no Google e estar bem posicionado sem pagar nada? E a concorrência, também fará o mesmo que eu?
A resposta para a primeira pergunta, é “sim”. Em relação a segunda, … Talvez. Mas, então, o que fazer?
Por isso, é importante sempre efetuar modificações, por menores que sejam, no mínimo a cada 06 meses, sempre verificando o posicionamento nos buscadores. E, a melhor maneira para fazer esse procedimento, é manual, sendo feita por você mesmo.
Na verdade, essas modificações são atualizações em relação ao conteúdo da sua página.
Existem ferramentas que realizam esse procedimento na web, como a densidade de palavras chaves, posicionamento de uma determinada página de internet para uma palavra chave específica e por ai, vai. Sinceramente, não recomendamos nenhuma. Exceto, as próprias ferramentas do Google, que veremos ao longo do texto. Não seja preguiço (a) e coloque você mesmo (a) a mão na massa, seguindo as nossas dicas para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de buscas.
A primeira coisa que você tem que ter em mente é saber por qual ou quais palavras chaves você quer que sua página web fique bem posicionada nas pesquisas Google. Partindo desse princípio, faça você mesmo uma busca, utilizando os termos desejados.
Com os termos pesquisados, analise como a concorrência “se comporta” nos resultados de buscas, principalmente, os dez primeiros resultados.
Peça aos seus familiares, amigos, enfim, pessoas do seu círculo, que também façam o mesmo que você. Pergunte a elas, quais termos de pesquisa elas poderiam “pesquisar” o seu site. Como assim? Resumindo, isso ajudará a ter uma métrica de quais palavras chaves utilizar no texto do seu artigo ou página do produto.
Explore as seguintes informações dos seus “concorrentes”, dando uma atenção maior para:
As informações acima são o mínimo que você precisa. Com base nelas, crie o conteúdo do seu artigo, tendo como base seus concorrentes.
Não copie em hipótese alguma nenhum conteúdo já existente. Escreva o texto do seu artigo ou produto da sua loja virtual, normalmente. Faça tudo de forma natural.
Tente receber links externos da mesma forma que os seus concorrentes ou receba novos e melhores que eles.
Agora, chegou a hora de dar as respostas para as suas dúvidas e ter a sua página bem posicionada nas pesquisas Google. Você irá utilizar as melhores práticas de como colocar o seu site na primeira página do Google e ter mais visibilidade na internet. Não perca tempo, incie agora!
Chegou a hora de você desvendar esse mistério e aprender algumas técnicas e estratégias SEO eficientes, para divulgar e deixar o seu site aparecer na melhor posição, do buscador mais famoso do mundo e “bombar” com muitos acessos na internet e, ainda por cima, sem custo algum.
Alcançar esse feito, pode parecer um mito, mas essa lenda, pode se tornar realidade e não é um “sonho” tão distante. Tudo bem, já sabemos que você está pensando: “De novo, mais um falando sobre o mesmo assunto?” Ok, somos mais um sim, mas, de fato, a RHB Informática está lá, desde 2009, e queremos compartilhar a nossa experiência e o que é necessário para fazer parte desse seleto grupo e triplicar os seus acessos na internet.
SEO (Search Engine Optimization) ou, em tradução livre para o bom e velho português, significa: Otimização para os Mecanismos de Buscas. Resumindo, é a arte de melhorar o posicionamento de uma página web, nos resultados da pesquisa orgânica, com o objetivo de fazer um site aparecer na primeira página ou, até mesmo, é claro, no primeiro lugar do Google, gratuitamente.
Os mecanismos de buscas, em sua maioria surgiram no final dos anos 90. O pioneiro deles, foi o Archie, que na verdade, era um sistema de buscas que mantinha em seu índice, uma lista de servidores FTP públicos. Permitindo acessá-lo e baixar conteúdo gratuitamente. Com o passar dos anos, novos buscadores surgiram. Entre eles, podemos destacar o Yahoo Search, Lycos, MSN Search e muitos outros, e, é claro, o Google.
Mas, foi no final dos anos 90 e início dos anos 2000, que o SEO surgiu com força. Naquela época, como hoje, mais do que nunca, os donos de site começaram a ver na internet uma excelente maneira de ganhar dinheiro. Para isso, era necessário posicionar a sua página web, nas primeiras posições dos mecanismos de buscas e, como não poderia de ser, à frente da concorrência.
Diferente de hoje, era “mais fácil“, pois não haviam as “regras” que iremos conhecer a seguir. Pois, antes era fazer um texto e enchê-lo de palavras chaves, publicar na web e estava tudo resolvido. Hoje, na verdade, existem regras “de ouro” que deverão ser seguidas para aparecer na primeira posição do Google gratuitamente.
Em relação ao SEO, temos tanto On-Page, Off-Page e Local. Mas qual a diferença entre eles?
Toda estratégia realizada “internamente” em sua página web é conhecida como SEO-On Page. Onde, podemos destacar a parte estrutural, bem como, as palavras chaves, conteúdo, domínio, endereço das url’s da sua página e muito mais, conforme veremos a seguir:
Defina quais palavras chaves serão relevantes para o seu artigo. O próprio Google possui duas ferramentas online que possibilitam isso:
Utilize palavras de “cauda longa”, ou seja, frases curtas. Inicialmente, frases longas, são mais “fáceis” de posicionar. Elas possuem tráfego menor, mas segmentado e com maior potencial de posicionamento no topo das pesquisas. E, naturalmente, as palavras curtas, também, terão um melhor posicionamento a longo prazo.
Escreva o conteúdo do seu artigo, detalhe o máximo possível. O ideal é que o texto do seu artigo deverá ter, no mínimo 500 (quinhentas) palavras, sendo o ideal, no mínimo 1000 (mil) palavras.
Repita a sua palavra-chave, tanto no singular como no plural e os sinônimos dela, pelo menos, 03 vezes ao longo do texto, com base na quantidade de palavras mencionadas anteriormente (500). Faça com seu texto seja exclusivo e único. Evite ser penalizado e banido do índice de pesquisas da internet, por excesso de palavras chaves ou conteúdo repetido.
Inclua no seu artigo, subtítulos relacionados ao seu texto. Faça o texto de cada subtítulo, com no máximo, 300 palavras, se possível. Utilize as hierarquias de cabeçalho, com as tag’s Heading.
Em relação aos parágrafos, faço-os de forma curta com no máximo, 150 (cento e cinquenta) palavras.
Utilize a frase ou palavra chave no início do seu artigo, entre as 100 (cem) primeiras palavras, no meio e no final do seu texto. Dessa forma, torna-se mais fácil, o seu artigo ter êxito nos resultados de pesquisa dos mecanismos de buscas e aparecer na primeira página ou, até mesmo, no primeiro lugar do Google.
Ao criar o seu conteúdo com o uso de subtítulos, facilite a navegação do visitante e crie um índice de navegação, estilo sumário. Isso, com toda a certeza, irá facilitar com que as pessoas possam acessar um determinado assunto em seu artigo, de forma mais prática, sem a necessidade de “rolar a tela”. Inclusive, o próprio Google usa esse formato para exibição nas SERP’s, tornando o conteúdo da sua página muito mais relevante.
Esta mesma página, usa um índice e como você pode perceber na imagem abaixo, o Google faz referência a um dos tópicos presentes no sumário, para exibi-la nos resultados de pesquisa.
E, tudo isso, acontece porque o conteúdo é “grande”, possibilitando posicionar por inúmeras palavras na primeira página. Teste, mude e ouse e chegue ao topo, no primeiro lugar do Google.
Inclusive, você pode aprender como criar um sumário para o seu site, em nosso artigo.
O título da sua página, deverá ter no máximo, 63 caracteres. Ele será mostrado nos resultados de pesquisa dos mecanismos de buscas para o usuário, ao realizar a sua busca. Sendo fundamental ser claro e conciso.
Inclua a sua palavra-chave principal no início. O melhor é escrever o título quando finalizar o seu texto, dessa forma, você terá a certeza de qual será o assunto principal do seu site ou blog. Lembrando que, para cada página, um título diferente.
Também visualizada nas pesquisas Google, a descrição será o coração para o sucesso das visitas em seu site. Ela que fará aguçar a curiosidade e o clique do usuário, em seu anúncio, exibindo informações, de forma resumida, da sua página web, bem como, as palavras chaves, pesquisadas.
Faça uma breve descrição do conteúdo que aquela página oferecerá ao usuário. Utilize, entre 140 e 153 toques, – na verdade seriam pixels, mas -, … incluindo a sua palavra-chave, tanto no singular, plural e sinônimos. Evite usar letras maiúsculas, em excesso. Da mesma forma que o título, para cada página, uma descrição diferente.
O nome do domínio é muito importante, mas não precisa ter, necessariamente, a sua palavra chave. O importante aqui é seja algo simples e fácil de ser lembrado pelo seu visitante.
As urls internas deverão ser escritas com base no título do seu artigo. Ou seja, nela deverá conter a palavra-chave principal do seu conteúdo. Utilizando o formato abaixo:
www.meusite.com.br/minha-pagina
A idade do domínio não é tão importante para um melhor posicionamento. Mas, quanto maior o tempo de expiração do domínio, melhor posicionado poderá ficar o seu site, em relação ao termo buscado. O Whois, é um local onde você terá informações referentes a um domínio como data de criação, responsável, data de expiração, mudanças de servidor, entre outros.
Um site responsivo se ajusta automaticamente a tela de todos os dispositivos, independente do seu tamanho. Um site AMP (Accelerated Mobile Pages Project), tende a melhorar a velocidade em dispositivos móveis. De forma não oficial, o Google, quer que em pouco tempo, todos os sites tenham a tecnologia AMP.
Você poderá saber se a sua página web é ou não responsiva, acessando o Google Mobile-Friendly Test. Através dessa mesma ferramenta, será possível verificar se existem recursos que estão sendo bloqueados, impedindo o carregamento total dos elementos utilizados em seu site, para análise do Google. Portanto, caso a sua página tenha algo que impeça a visualização adequada, poderá prejudicar o posicionamento dela nas pesquisas Google.
Existem inúmeras empresas e tipos de hospedagem que irão armazenar e disponibilizar o seu conteúdo web. Como tipos de hospedagem temos: compartilhada, VPS, cloud e dedicada, qual a diferença entre elas? Vamos explicar de uma forma bem didática, a diferença entre os tipos de hospedagem:
Escolher a hospedagem adequada, poderá garantir o sucesso e a velocidade da sua página web. Neste artigo aqui, você poderá conhecer um pouco da Hospedagem VPS da Locaweb. Mas, é claro, a escolha é sua. Antes de contratar qualquer hospedagem, pesquise e muito. Tire todas as suas dúvidas antes de concretizar a sua contratação. Pois, com certeza, ela será vital para o bom desempenho e performance do seu site.
O uso incorreto das imagens poderá minar a possibilidade do seu site de estar na primeira página do Google. Ao utilizar imagens, faça o possível para que as dimensões utilizadas sejam a “correta”. Evite redimensioná-las, direto em seu site. Utilize os formatos .jpeg, para fotos e .png para imagens com “poucas” cores, como por exemplo, o logo da sua empresa ou página web.
Uma outra dica também, é utilizar imagens como fundo e usar ícones de redes sociais personalizados, utilizando Font-Awesome, como o objetivo de reduzir recursos do seu servidor de hospedagem, melhorando o desempenho e a velocidade da sua página web.
Não podemos esquecer que as imagens deverão ter um nome, relacionado ao conteúdo do seu artigo. Ao tirar a foto de um produto, por exemplo, ao invés de manter o nome padrão da câmera fotográfica – IMG0001.jpg -, dê um nome relacionado ao seu texto. Se for um produto use: nome-do-produto.jpg.
Use também o atributo HTML alt, para colocar um texto descritivo em sua imagem. Como os mecanismos de buscas ainda não “entendem” uma imagem, o uso desses atributos facilitará a leitura e a compreensão delas nos resultados de pesquisa, podendo apenas com esse detalhe, posicionar melhor o seu site.
Inclusive, o uso dessas tags, também permitirá, caso a imagem não tenha sido carregada de forma adequada em sua página web, que aquele espaço em branco, é referente a uma imagem que não está sendo exibida no momento. E, as mesmas tags, também fará com que a sua página web tenham acessibilidade. Permitindo com que qualquer pessoa possa usar e acessar o seu site.
Aproveite sempre o cache do navegador, para elementos estáticos como imagens (.jpeg, .png. gif, …), .pdf, elementos multimídia (áudio e vídeo), .js, .css, … Isso, fará com que o carregamento da sua página seja mais rápido.
Esteja consciente que a estrutura do código que o seu site foi desenvolvido tem impacto em três situações extremamente importantes:
Se o seu site capta informações financeiras ou pessoais dos seus visitantes, então, está na hora de utilizar a criptografia SSL para ele. Esse tipo de criptografia demonstra segurança e seriedade para o visitante em sua página web.
Atualmente, o Google vem priorizando sites que usam criptografia SSL. Existem empresas que disponibilizam esse serviço gratuitamente como a Let’s Encrypt, por exemplo.
Remova malwares e todo o tipo de ameaça que possa ocasionar lentidão e dificuldade de acesso ao seu site.
CDN é uma rede que distribui o conteúdo web em vários servidores, melhorando a velocidade, desempenho e segurança. Principalmente, se o seu site for acessado por pessoas em diversas partes do planeta, com toda a certeza, usar CDN melhorará a performance da sua página web.
Ao escrever o seu artigo, crie links de ligação para outras páginas (links internos) do seu site, como também, para outros sites (links externos). Essa ligação, tem o objetivo de complementar o assunto do seu artigo, como também, facilitar a referência para o usuário, se houver.
Como exemplo, ao longo deste artigo, ao utilizarmos alguns termos, fazemos referência a outros sites e páginas internas da RHB Informática, com os seus respectivos links.
Portanto, ao fazer esse procedimento você enriquece o seu conteúdo, bem como, dá ao visitante da sua página web a possibilidade de visitar outras páginas do seu próprio site. Melhorando inclusive a taxa de rejeição e o tempo médio de permanência em seu site.
A taxa de rejeição nada mais é do que o tipo de ação que o usuário realizou ao pesquisar e acessar a sua página. Como funciona?
Caso o visitante tenha feito uma pesquisa, clicando no seu resultado de busca, entrando no seu site e saindo imediatamente … ponto negativo. Se ele esperou a página carregar, rolou a página e clicou em algum link. Maravilha!
A taxa de rejeição “adequada” varia entre 0% (sonho) e 60%. Para chegar a esses números, crie conteúdo de qualidade e interligue-os.
Um detalhe importante aqui. Nem toda taxa de rejeição alta é ruim para o seu site, depende muito do que sua página web oferece e o que o usuário final busca.
O tempo médio de permanência é o período que o usuário permaneceu em sua página web. Um minuto, é um tempo aceitável, mas dependerá de alguns fatores como:
Crie conteúdos que possam prender a atenção do usuário. Dessa forma, você irá reduzir a taxa de rejeição e aumentará o tempo de permanência.
O SEO-Off Page são as ação externas realizadas em sua página web. Onde, algumas delas não é possível ter controle.
Inegavelmente, essa ação, no caso, Link Building é a melhor estratégia a curto prazo, de melhorar o posicionamento e fazer como que a sua página web apareça no topo do Google.
Link Building é a estratégia de adquirir apontamentos de outros sites para alguma página do seu próprio site. Isso, pode ser conseguido de inúmeras formas, como por exemplo, através das:
Não caia na armadilha de adquirir links de forma ilegal e achar que ter muitos de links de outros sites apontando para o seu, irá favorecê-lo. O tempo muda e o algorítimo do Google, também. E, você poderá ser banido do Google, juntamente do sonho de estar na primeira página do buscador. O conteúdo do seu site fará com que tudo aconteça, normalmente.
Compartilhe o link do seu artigo nas redes sociais. E faça com que as pessoas façam o mesmo, insira links de compartilhamento para a sua página nas redes sociais. Caso não tenha uma página criada nas redes sociais, crie uma (Google+, Twitter, Facebook, Pinterest e outras redes sociais). Dê uma atenção maior ao Google+. O Google e os demais mecanismos de buscas analisam o fator social, como uma métrica para o seu site.
Atualmente, com a explosão do uso dos smartphones, as pesquisas em dispositivos móveis ganharam muita mais importância. Quando realizamos uma pesquisa por um café, restaurante, usando um smartphone, os resultados de pesquisa Google e dos demais mecanismos de buscas, mostram negócios que estão próximos de onde estamos. Isso, chama-se SEO Local.
O SEO Local de forma direta, tem o poder de impulsionar pequenos negócios localmente. Mas, para que isso possa acontecer, esse “pequeno negócio” precisa estar presente na internet, com a sua página web, perfil nas redes sociais ou através do Google Meu Negócio.
Se a sua página de internet é um negócio físico ou virtual, cadastre-o no Google Meu Negócio. O objetivo é exibir a sua marca de forma regionalizada, no Google Maps e na Pesquisa Google, aumentando a sua visibilidade, como dito anteriormente. Inclusive, você poderá exibir conteúdos e atualizações do seu negócio com essa ferramenta.
Uma vez que você possuí um site, os próprios mecanismos de buscas, como o Bing e o Google, indexam a sua página web na internet. Mas, mesmo sendo feita a indexação, não será possível ser feita nenhuma análise do seu site, caso a sua página web não esteja cadastrada nas ferramentas que, nesse caso, o próprio Google e os demais mecanismos de pesquisas possuem.
Dessa forma, será possível saber a taxa de rejeição, tempo de permanência, página visitadas, termos de pesquisa e muito mais. O Google Webmasters e o Google Analytics são duas ferramentas do próprio Google, que possibilitam extrair essas informações.
Ferramenta que permite monitorar o desempenho da sua página web, nos resultados de pesquisa. Clique aqui para acessar.
Ferramenta que permite acompanhar inúmeras estatísticas do seu site. Clique aqui para acessar.
Ter um site na primeira página do Google não é difícil. Seguindo os passos mencionados acima, com toda a certeza, fará você conquistar muitos acessos para a sua página web, gerando um grande tráfego. Otimizar um site é fundamental e para alcançar esse objetivo, nunca deixe a otimização do seu site em segundo plano.
Caso, você queira aprender mais a fundo como otimizar um site e aparecer grátis nas primeiras posições do Google, este Curso de SEO irá lhe ajudar a desvendar todos os mistérios. Além disso este treinamento de SEO in company, é o curso ideal para a sua empresa e auxiliará os seus colaboradores a posicionar um site no topo do Google.
E, se você ainda não tem um site, este Curso de WordPress ensinará passo a passo a criar um site otimizado para os mecanismos de buscas.
Caso você tenha um site e não sabe por onde começar a melhorar o posicionamento dele ou se deseja ter um, entre em contato com a Consultor SEO BR e solicite um orçamento.
Tem um site imobiliário e deseja posicioná-lo melhor nos resultados de pesquisas da internet? Veja o nosso artigo SEO para o Mercado Imobiliário.
Esperamos ter ajudado a entender melhor, como funciona o sistema de busca do Google e o que ele prioriza para que você possa ter o seu site no topo dos buscadores e a tão sonhada primeira página do gigante de buscas.
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