O que é transcrição ou degravação?
A transcrição é a melhor maneira de converter sua gravação de áudio ou vídeo em texto com alta precisão, mantendo a sua fidelidade, tornando-a pesquisável e legível.
Quando falamos em degravação de áudio, ela tem a mesma finalidade da transcrição de áudio, sendo uma expressão informal utilizada, na maioria das vezes, no meio jurídico e policial para denominar o ato de copiar a fala de alguém para o formato escrito.
Para que haja a qualidade dos nossos serviços, trabalhamos com a transcrição humana, com profissionais altamente qualificados, onde transcrevemos e revisamos o seu áudio e vídeo certificando que todas as informações tenham sido transcritas corretamente.
Você receberá suas transcrições nos formatos .docx (Word) e .pdf.
Realizamos a transcrição de qualquer tipo de áudio para texto, como por exemplo:
- Entrevistas;
- Reuniões;
- Seminários;
- Palestras;
- Audiências judiciais;
- Pesquisas de mercado;
- Interrogatórios;
- Conversas gravadas;
- entre outros inúmeros áudios.
Solicite um Orçamento
Tipos de Transcrições de Áudio e Vídeo
Transcrição Básica
A transcrição básica é ideal para reproduzir o que se quer capturar do áudio de forma clara e objetiva, sem alterar a fidelidade do conteúdo original, presente no áudio.
Esse tipo de transcrição tem o objetivo de reproduzir de forma natural todo o conteúdo do áudio, removendo vícios de linguagem, cacoetes e frases repetidas, irrelevantes para a compreensão. Como:
- é;
- então;
- aí;
- etc;
- gírias e trejeitos.
Dessa forma, o texto final torna-se mais fluente e gramaticalmente correto.
Transcrição Literal
Conhecida como transcrição “ipis litteris”, que em latim quer dizer “literalmente” ou “nas mesmas palavras”. A transcrição literal é reprodução da fala com fidelidade, da forma que foi expresso, sendo inclusa todas as características da fala, como por exemplo:
- Gírias;
- Murmúrios;
- Vícios de linguagem, como “né” e “uhum”, cacoetes;
- entre outros.
Esse tipo de transcrição é mais complexa, não havendo nenhum tipo de correção. Mantendo a sua integralidade.
Sendo muito comum para reproduzir audiências, entrevistas, reuniões empresariais, teleconferências, sessões de psicoterapia, entre outros tipos de áudio.
Por que transcrever gravações de áudio e vídeo para texto?
Quando gravamos o áudio após uma reunião, eventos corporativos, chamada telefônica, entrevista ou transmissão, pode ser muito difícil encontrar alguma informação específica. Transcrever essa gravação permitirá o fácil acesso a essas informações. Permitindo ler, pesquisar, organizar e arquivar essas informações para uso posterior.
A transcrição também é muito utilizada para deficientes auditivos. Apesar deles não poderem ouvir as gravações de áudio e vídeo podem ler facilmente textos transcritos.
Fala para texto ou transcrição humana, tem diferença?
A transcrição automatizada (fala para texto) usa reconhecimento de fala para converter áudio em texto. É muito mais rápida que os humanos, porém, imprecisa. Arquivos de áudio ou vídeo de alta qualidade com um ou dois oradores, sem sotaques ou jargões complicados e pouco ruído de fundo poderão produzir uma transcrição satisfatória.
A transcrição humana, como parece, é feita por pessoas reais que ouvem um arquivo de áudio e o convertem em texto. Quando se trata de transcrição, os seres humanos tendem a produzir resultados muito mais precisos, pois são capazes de decifrar sotaques pesados, jargões corporativos e populares. Sendo mais eficazes com áudio difícil, incluindo ruído de fundo e vários locutores ao mesmo tempo.
Para maiores informações entre em contato conosco, clicando aqui e solicite um orçamento.